Post

O Procurador de Justiça Alexandre Reynaldo de Oliveira Graziotin e o Coronel PM Fabrício Berto da Silveira foram homenageados pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e pela Polícia Militar de SC em razão da atuação junto ao Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em solenidade realizada na sede do MPSC nesta quinta-feira (8). Graziotin foi coordenador estadual da força-tarefa e integrou o grupo por 17 anos, enquanto Silveira esteve junto ao GAECO por mais de 11 anos.  

Graziotin recebeu as homenagens das mãos do Procurador-Geral de Justiça do MPSC, Fernando da Silva Comin, do Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e coordenador geral do GAECO, Fábio de Souza Trajano, e do Chefe da Casa Militar do MPSC, Coronel Marcelo Egídio Costa. Em sua fala, o ex-coordenador estadual destacou que a força GAECO é resultado da união entre os órgãos. "Esse crescimento do GAECO se deu não por minha responsabilidade, mas sim pela capacidade de trabalho, humana, pela humildade das instituições e de seus integrantes de entender que essa força-tarefa é diferente, que ela une as corporações em torno do mesmo pensamento: combater a criminalidade", declarou o Procurador de Justiça, que deixou o GAECO em novembro. 

Post

Com mais de 11 anos atuando no GAECO, Fabrício Berto da Silveira também recebeu as homenagens do MPSC e, além disso, foi condecorado com a medalha Coronel Lopes Vieira, uma distinção da Polícia Militar catarinense entregue a oficiais e praças das forças policiais por ocasião de ato ou trabalho excepcional em prol da corporação ou da coletividade. Silveira agradeceu a todos "Em determinados momentos me causa inquietude receber tamanha honraria, porque ela é merecida por todos os senhores e senhoras que constroem a realidade dessa força tarefa. Eu só busquei servir da melhor forma e sempre fiz assim na minha trajetória profissional", destacou Silveira. "Vai muito além dos resultados das operações, com o GAECO o grande legado que o Mistério Público de Santa Cantarina deixa à sociedade é a integração das forças policiais", completou o homenageado. 

Post

O oficial deixa o posto no GAECO para assumir função estratégica no Gabinete do Comandante-Geral da PMSC, onde atuará como Ajudante-Geral. Recentemente, Silveira foi promovido ao posto de Coronel pela Polícia Militar catarinense.

Autoridades enaltecem dedicação dos homenageados 

O Procurador-Geral de Justiça do MPSC, Fernando da Silva Comin, enfatizou a importância dos serviços prestados por Graziotin e Silveira à frente do GAECO. "O que nos vemos hoje aqui nesse auditório é a demonstração do acerto de uma decisão tomada há 17 anos pelo doutor Pedro Sérgio Steil, de saber escolher a pessoa certa para colocar no lugar certo e na hora certa. E essa semente se chama Alexandre Reynaldo de Oliveira Graziotin. Ela frutificou, e nos trouxe uma família", afirmou.  

"Ao entrar nesse auditório, me surpreendi. Não apenas com a quantidade de pessoas presentes, mas com a feição das pessoas que estão aqui. Esse é um momento muito especial para o GAECO, para o MP, para essa família que se formou. As duas carreiras, do doutor Graziotin e do Coronel Fabrício se encontraram lá no passado, há 11 anos. Eles construíram uma trajetória sólida e agregadora, estabeleceram vínculos, criaram amizades, compartilharam conhecimento, aprenderam com humildade, estenderam a mão para quem precisava e souberam reconhecer suas fraquezas e aceitar a mão alheia quando precisaram dela. O que nós hoje temos aqui, representado nesse auditório é o que há de melhor nos órgãos de segurança pública em nosso estado", disse o PGJ.

Da mesma forma, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e coordenador geral do GAECO, Fábio de Souza Trajano, elogiou o trabalho dos homenageados. Trajano comentou do importante papel que Graziotin cumpriu para a estruturação do GAECO nos moldes atuais. "Se nós temos esse modelo exitoso hoje, nós só conseguimos combater criminalidade e as organizações criminosas, todos nós sabemos, com união de esforços. E a presença do Graziotin foi fundamental para permitir essa nova forma de atuação que o GAECO de Santa Catarina adotou", destacou o Subprocurador-Geral de Justiça. 

Trajano também elogiou a trajetória do Coronel Fabrício Berto da Silveira, mencionado que o comportamento colaborativo do militar é representativo do espírito do GAECO. "Um Promotor de Justiça só consegue ter conhecimento integralmente de um caso quando se aproxima de quem faz a investigação. E tive a oportunidade de conhecer o Coronel Fabrício em um caso que ele estava à frente da investigação, pelo GAECO em Lages. Naquela ocasião ele nos deu um exemplo da importância da aproximação, da interação entre as forças, assim como o fez na operação mais recente, onde seu trabalho foi fundamental para o êxito dos trabalhos", declarou.  

PGJ do MPSC entre 2003 e 2009, o Procurador de Justiça Pedro Sérgio Steil recordou do momento em que nomeou Graziotin para a conduzir a Coordenadoria de Investigações Especiais (CIE) - que viria a dar origem ao GAECO. "Nós precisávamos aqui no Estado de alguém que tivesse características de articular, um líder para as equipes, uma pessoa de relacionamento fácil para aglutinar energias e forças em prol de objetivos comuns. era importante alguém com habilidade especial em lidar com pessoas para que as relações alcançassem o fim desejado por todos, que é o êxito de investigações especiais, para que se saísse do trivial. E esse é o grande mérito do doutor Graziotin, que hoje é merecidamente homenageado", disse Steil, que também falou sobre as virtudes do Coronel Fabrício Silveira. "Conheci o hoje Coronel Fabrício quando ele ainda era Tenente, em Lages. Lá, ouvi o testemunho de vários Promotores de Justiça sobre a articulação que ele proporcionava entre o MPSC e a Polícia Ambiental, onde ele atuava. É esse tipo de convivência, de articulação e parceria que se frutificou e é essencial para a existência do GAECO", comentou. 

Representando o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Marcelo Pontes, o Chefe da Casa Militar do MPSC, Coronel Marcelo Egídio Costa agradeceu Graziotin pela forma como coordenrou as diversas forças integrantes do GAECO. "O senhor sempre teve o espírito da força-tarefa, deu a todas as instituições o devido respeito, importância e a gente sempre se sentiu parte do processo. só temos a agradecer a tudo que fez por nós", falou o Coronel Marcelo Egídio. O Chefe da Casa Militar relembrou a trajetória de Silveira na Polícia Militar e no GAECO e falou do orgulho da PM em contar com os serviços do Coronel. "Falar do Coronel Fabrício Silveira é falar de alguém que é unanimidade em termos de caráter, comportamento, ética e comprometimento. Fabrício nos honra demais na Polícia Militar. É muito bom estar nos corredores do MP e ouvir da boca de muitos membros o quão é profissional o Coronel Fabrício. Isso nos envaidece e nos deixa muito alegre", disse. Em nome do Comando-Geral da PM, o Coronel Marcelo Egídio Costa ainda formalizou a Silveira um elogio da corporação. 

Coordenador do GAECO Chapecó, o Promotor de Justiça Diego Barbiero destacou o trabalho de Graziotin. "O Graziotin no GAECO ele fez jus à letra do nosso hino: toda vez que a clava forte da justiça foi erguida, ele não fugiu. Pelo contrário, se apresentou à luta. Uma vez, mais uma e mais uma, sempre em defesa da sociedade", disse Barbiero. 

Saiba mais sobre os homenageados 

Alexandre Reynaldo de Oliveira Graziotin conduziu centenas de operações de combate à corrupção, às facções criminosas e à macrocriminalidade em Santa Catarina. Ingressou no Ministério Público de Santa Catarina em março de 1994, como Promotor de Justiça Substituto em São Miguel do Oeste. 

Em 2005, Graziotin assumiu a condução da Coordenadoria de Investigações Especiais (CIE) do MPSC, com a missão de estruturar uma força-tarefa mais ampla, pois na época havia uma estrutura central com alguns policiais civis, policiais militares e um policial rodoviário federal, e os fatos investigados, na maioria das vezes, diziam respeito a crimes praticados por quadrilhas. 

Firmou-se, então, uma parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda para o combate à sonegação fiscal, bem como teve início o combate à corrupção. Anos depois, foram criados polos regionais do GAECO em Chapecó e Joinville e, depois, em Criciúma, Lages, Itajaí e Blumenau. 

Em 2019, para fortalecer o combate à corrupção, o GEAC (Grupo Especial Anticorrupção) começou a atuar em conjunto com o GAECO, e nesse ano o GAECO passou a contar com uma estrutura de combate aos crimes cibernéticos, o CyberGAECO. 

Fabrício Berto da Silveira chegou ao GAECO em Lages em abril de 2011. Desde então, liderou importantes missões para o estado de SC, com destaque para as operações Bola de Neve, em 2012, Fundo do Poço, em 2013, e Águas Limpas, em 2014. 

No final de 2015, não somente por sua experiência e conhecimento nas investigações, mas também por seu comprometimento e serenidade no trato das pessoas nos mais distintos e delicados cenários, foi chamado a somar esforços na Coordenação Estadual do GAECO. Nessa função, fomentou o diálogo e colaborou para a harmonia do ambiente da força-tarefa entre as várias instituições.