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Para conscientizar crianças e adolescentes sobre bullying e ao cyberbullying, a Secretaria das Promotorias de Justiça da Comarca de Laguna (SEC LAGUNA) promoveu, em agosto, uma palestra com 32 alunos do 5º ano matutino do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Saul Ulyssea, em Laguna. Os estudantes aprenderam sobre como manter o ambiente escolar e a internet como lugares seguros e de respeito.  

A palestra foi realizada pela analista em Serviço Social, Amanda de Aguiar, e pela e a residente de Serviço Social, Michelle da Silva Passos. O material utilizado foi o da campanha do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ''Bullying, isso não é brincadeira''. Durante a ação, foram distribuídos gibis para colorir e cartilhas da campanha.  

A palestra contou com a parceria do Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (NEPRE), da Coordenadoria Regional de Educação de Laguna. Esta foi a terceira iniciativa com o tema realizada em escolas da cidade em 2025. As anteriores ocorreram na Escola de Educação Básica Comendador Rocha, para alunos das séries finais do Ensino Fundamental, e na Escola de Educação Básica Renato Ramos da Silva, para a turma de 5º ano. 

Sobre a campanha ¿Bullying, isso não é brincadeira¿ 

A Campanha "Bullying, isso não é brincadeira" foi idealizada pelo Ministério Público de Santa Catarina com o objetivo de combater a prática do bullying nas escolas catarinenses por meio de ampla campanha intersetorial de conscientização a respeito do tema. Lançada, pela primeira vez, em 2010, a Campanha contou com o apoio do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa. 

Em 2023, seu alcance foi ampliado, trazendo enfoque sobre o protagonismo que adolescentes e jovens, tutelados por adultos, podem ter no combate a essa prática. 

O combate ao Bullying está inserido em uma tarefa mais ampla de reforçar os laços sociais e comunitários, essenciais à proteção integral e ao desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.  

Nessa tarefa, os adultos cumprem seu papel por meio de exemplos de comportamento social respeitoso e do incentivo a práticas de protagonismo das crianças e adolescentes sem seus espaços de convívio.