Atualizada em 31/5/2022
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), nos primeiros 100 dias de atividade do Núcleo Especial de Atendimento às Vítimas de Crimes (NEAVIT), já deu suporte para 41 pessoas vítimas de violência. O Núcleo opera desde 22 de fevereiro e proporciona atendimento integrado e humanizado a fim de permitir que a vítima alcance todos os seus direitos.
O NEAVIT estabelece uma nova forma de atuação dos órgãos no combate à violência, voltada ao atendimento humanizado às vítimas, orientando-as sobre os seus direitos e encaminhando-as aos serviços disponibilizados pelas diferentes instituições e órgãos do Estado, parceiros no projeto, que formam a rede de garantias a cidadãos e cidadãs que sofreram o impacto do crime.
O atendimento inicial do NEAVIT é feito pelo MPSC, seja pessoalmente, por telefone, email ou whatsapp (veja os contatos ao final do texto). Foram realizados, no total, 62 atendimentos realizados, sendo que 49 foram agendados para atendimento de escuta qualificada e atendimento jurídico (são aqueles que se enquadram nas atribuições do Neavit) e outros 13 atendimentos que não se enquadraram mas tiveram orientações pela equipe.
Todos os 49 atendimentos com encaminhamento já realizados se referem a mulheres vítimas de violência que buscaram atendimento, sendo que 36% foram alvo de violência doméstica, 30% de violência sexual e 15% de violência física ou psicológica fora do ambiente familiar e o restante por outros tipos de violência.
"A maioria vem em busca de apoio psicológico e atendimento jurídico, sendo que grande parte dos casos está em situação de apenas registro de Boletim de Ocorrência", acrescenta o Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e de Segurança Pública (CCR) do MPSC, Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior.
Jádel Silva esclarece, ainda, que apesar dos atendimentos já realizados se referirem exclusivamente a mulheres, este não é o único público objeto do Núcleo. "O NEAVIT pode atender a qualquer vítima de crime com violência, independentemente do gênero ou da idade", completa o Coordenador do CCR.
Quando a pessoa que já passou pelo trauma de um crime busca o NEAVIT, é encaminhada à assistência de que necessita desde o primeiro contato, em um único lugar, sem burocracia, sem revitimização e sem passar por possíveis novos traumas que ainda podem ocorrer pela falta de atendimento ou carência de informações buscadas pela pessoa em situação de violência.
Até o momento, houve necessidade de encaminhamento para os órgãos parceiros para continuidade do atendimento em 26 dos casos: 11 para a Ordem dos Advogados do Brasil; sete casos para a Defensoria Pública do Estado; seis casos para a Polícia Militar; dois casos para a Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual; e dois casos para a Polícia Civil.
Segundo Jádel Silva, o perfil dos agressores identificados foi de companheiro ou ex-companheiro em 26 dos casos, parentes em outros quatro, um caso de vizinho e outro de empregador.