Torcida Gaviões Alvinegros é punida após novos episódios de violência
A torcida Gaviões Alvinegros, do Figueirense, está proibida de entrar nos estádios de futebol de todo o Brasil com roupas e quaisquer acessórios que façam referência à torcida organizada e de fazer uso de instrumentos musicais que caracterizem manifestação coletiva.
A punição foi definida em comum acordo entre Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Polícia Militar e Federação Catarinense de Futebol (FCF), em reunião promovida pela 29ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital nesta terça-feira (5/6), e tem validade até o final do ano de 2018.
A penalidade foi imposta em decorrência de vários incidentes violentos provocados pelos integrantes da Gaviões Alvinegros, dentro e fora do Estádio Orlando Scarpelli, no dia da partida do Figueirense contra a equipe gaúcha do Juventude, em abril, e no clássico contra o Avaí, no dia 12 de maio, corroborados por uma série de registros de ocorrências policiais anteriores.
No dia da partida contra o Juventude, ainda antes da partida, cerca de 30 integrantes da torcida organizada atacaram um ônibus que trazia torcedores gaúchos, escoltado pela Polícia Militar, atirando pedras e rojões.
Os últimos incidentes começaram após o término da partida contra o Avaí, quando os torcedores da Gaviões Alvinegros protagonizaram novas ações de violência: quebraram 25 placas de vidro que separam a torcida do gramado do Estádio Orlando Scarpelli e depois, na área externa, entraram em confronto com a Polícia Militar.
Durante o confronto, foram arremessadas cadeiras, pedras, garrafas e barras de metal contra os policiais, e torcedores que não estavam envolvidos, um policial militar e um torcedor inocente ficaram feridos. O Promotor de Justiça Eduardo Paladino recebeu as informações do conflito e requisitou a instauração de inquérito policial para apurar as infrações penais cometidas no caso.
O comportamento da torcida infringe disposições da Lei Federal n. 10.671/03 (Estatuto do Torcedor) e o termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado em 2008 entre MPSC, Polícia Militar, FCF e Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina. Toda vez que uma cláusula do termo é descumprida, são feitas reuniões entre representantes dos órgãos participantes do TAC para analisar as inconformidades e definir, em comum acordo, possíveis punições e estabelecer prazos para as penas.
Esta é, pelo menos, a terceira vez que a Gaviões Alvinegros é punida por atos de violência. Nos anos de 2013, 2014 e 2015, a torcida organizada também ficou impedida por determinados períodos de ingressar nos estádios devido à participação em conflitos.
Últimas notícias
09/01/2026Com tradução para três idiomas estrangeiros, MPSC busca ampliar acesso a cartilha sobre direitos das mulheres em situação de violência
07/01/2026MPSC consegue aumento de pena para homem que tentou matar ex-companheira na frente dos filhos
07/01/2026Protocolo “Não é não” entra em campo: combate à violência contra mulheres chega aos estádios catarinenses
07/01/2026MPSC requisita informações a órgãos da saúde e meio ambiente para apurar qualidade sanitária das praias da Capital
07/01/2026Como requerido pelo MPSC, gratificação a Advogados e Procuradores do Legislativo de Florianópolis é declarada inconstitucional e deixa de ser paga
06/01/2026Aviso de pauta: Protocolo “Não é Não” será implementado no jogo entre Avaí e Barra, pela primeira rodada do Campeonato Catarinense
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
26/11/2025GAECO/MPSC deflagra operação “Carga Oca” para investigar fraudes em fornecimento de material tipo macadame à SEURB entre 2022 e 2024
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil