;

Projeto interinstitucional coordenado pelo MPSC promove conscientização de infratores de trânsito em São Bento do Sul

A ação faz parte do programa “Educação no Trânsito - Mobilizar para Preservar a Vida!”, que busca reduzir acidentes e salvar vidas. 

18.11.2025 15:48
Publicado em : 
18/11/25 06:48

Conscientizar e orientar sobre um trânsito mais seguro foi o objetivo do curso de reflexão viária, realizado no dia 17 de novembro, no auditório do Corpo de Bombeiros de São Bento do Sul, reunindo 10 investigados por infrações de trânsito.  

O curso é parte integrante e pedagógica do acordo de não persecução penal (ANPP). Também faz parte das atividades do projeto “Educação no Trânsito - Mobilizar para Preservar a Vida!”, coordenado de forma conjunta pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Departamento Municipal de Trânsito, Polícia Militar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Corpo de Bombeiros e representantes da sociedade civil. 

O encontro teve como objetivo sensibilizar os infratores sobre as consequências de suas condutas, promover um trânsito mais seguro e evitar a reincidência. Durante a atividade, foram apresentados dados sobre acidentes e óbitos no município, no estado e no Brasil, além de análises sobre comportamentos humanos que tornam os acidentes evitáveis. Os participantes também receberam instruções práticas de primeiros socorros, fundamentais para situações de emergência. 

A promotora de Justiça Gabriela Arenhart, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Bento do Sul, afirmou que “o objetivo não é finalizar um processo de forma rápida, mas fazer com que esses infratores de trânsito sejam submetidos a realidade de suas ações. É apenas através da conscientização e da educação que teremos um trânsito mais seguro. Queremos transformar infratores em aliados na defesa da vida”. 

De acordo com dados da Promotoria de Justiça, as infrações mais recorrentes na comarca são embriaguez ao volante, que podem resultar em crimes graves como lesão corporal culposa e homicídio culposo. Ela ressalta que “ações como essa são essenciais para reduzir esses índices. As iniciativas intersetoriais revelam a força institucional e garantem a continuidade dos trabalhos. Nosso propósito é contribuir para que esses agentes infratores compreendam a gravidade de seus atos e se tornem multiplicadores da segurança viária”. 

Além de trabalhar diretamente com infratores, o projeto “Educação no Trânsito - Mobilizar para Preservar a Vida!” atua em escolas, empresas e outros espaços comunitários, reforçando a importância da educação no trânsito como ferramenta de prevenção. 

Durante a atividade, foram realizadas avaliações anônimas com os presentes e, para a promotora de Justiça, os resultados foram animadores. Os participantes também sugeriram a ampliação do número de palestras e encontros.  

“O projeto aposta na união de esforços para fortalecer a cultura de paz no trânsito. Mobilizar para preservar a vida é mais do que um lema, é um compromisso coletivo”, reforçou. As ações do programa interinstitucional continuam, e novos encontros estão sendo programados para os próximos meses. 

Treinamento primeiros socorros Treinamento primeiros socorros
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC - Correspondente regional em Joinville