Pioneirismo de Vanessa Wendhausen Cavallazzi, Gladys Afonso e Rosemary Machado é celebrado em obra do CNMP

Vanessa Wendhausen Cavallazzi é a primeira mulher a chefiar o MPSC e integra livro do CNMP que destaca trajetórias femininas. Também são homenageadas na publicação a ex-Corregedora-Geral do MPSC, Desembargadora Gladys Afonso, e a ex-Ouvidora do MPSC, Procuradora de Justiça Rosemary Machado. CNMP homenageou ainda Ex-Ouvidores e Ouvidor do MPSC e a Coordenadora do NEAVIT.

12.12.2025 19:25
Publicado em : 
12/12/25 10:25

Primeira mulher a conduzir o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em mais de 130 anos de história da Instituição, a Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, é uma das homenageadas no livro “Mulheres do Ministério Público: trajetórias que inspiram”. A obra foi lançada na tarde desta sexta-feira (12/12) pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília. Para acessar o livro, clique aqui.

Além de Vanessa, a publicação produzida pelo CNMP traz as histórias da Desembargadora Gladys Afonso, ex-Procuradora de Justiça do MPSC e ex-Corregedora-Geral do MPSC, e da Procuradora de Justiça Rosemary Machado, ex-Ouvidora do MPSC e Vice-Presidente da região Sul do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público dos Estados e da União (CNOMP).

Coordenadora do NEAVIT é homenageada na obra “Memórias - Ouvidorias do Ministério Público 2015 – 2025"

Ainda nesta sexta-feira (12/12), em Brasília, a Coordenadora do Núcleo de Enfrentamento a Violências e Apoio às Vítimas (NEAVIT), Promotora de Justiça Chimelly Louise de Resenes Marcon, foi homenageada como Ouvidora das Mulheres. A trajetória profissional de Chimelly consta no livro “Memórias - Ouvidorias do Ministério Público 2015 – 2025", que também foi produzido pelo CNMP. O lançamento da obra ocorreu nesta sexta-feira. para acessar o livro, clique aqui.

“Sua trajetória reflete a crença de que as Ouvidorias não são apenas canais de manifestação, mas territórios simbólicos de encontro entre Estado e sociedade – lugares onde a escuta se converte em instrumento de transformação e em prova viva da dignidade humana que o Ministério Público deve promover”, registra a publicação.

Outro homenageado é o Procurador de Justiça Paulo Cezar Ramos de Oliveira, ex-Ouvidor do MPSC, cuja gestão foi marcada pela criação da Ouvidoria das Mulheres. A Procuradora de Justiça Rosemary Machado, que também exerceu a função de Ouvidora, foi igualmente homenageada.

Promotora de Justiça recebe certificado do CNMP

A Promotora de Justiça Bianca Andrighetti Coelho recebeu certificado de reconhecimento do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) pelo trabalho desenvolvido em grupo técnico responsável pela elaboração do documento “Elementos para uma Ação Integrada: Ministério Público e as Forças de Segurança Pública”.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC