21.09.2007

Suspensos concursos públicos em Faxinal dos Guedes e Xanxerê

Os concursos públicos que seriam realizados dias 27 de janeiro em Xanxerê e 28 de Janeiro em Faxinal dos Guedes para preencher vagas nos Poderes Executivos municipais das duas cidades foram suspensos por causa de irregularidades constatadas nos respectivos editais.

Os concursos públicos que seriam realizados dias 27 de janeiro em Xanxerê e 28 de Janeiro em Faxinal dos Guedes para preencher vagas nos Poderes Executivos municipais das duas cidades foram suspensos por causa de irregularidades constatadas nos respectivos editais. A decisão, uma Recomendação do Ministério Público de Santa Catarina, determinou que os editais sejam reformulados e as provas sejam remarcadas para o dia 10 de fevereiro em Xanxerê e 11 de fevereiro em Faxinal dos Guedes.

O Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto apontou uma série de irregularidades semelhantes nos editais dos concursos. Em ambos os casos, a questão da idade não era prevista como critério de desempate; as provas escritas não seriam disponibilizadas na Internet para que os candidatos acompanhassem os resultados e pudessem entrar com recurso contra correção, caso fosse necessário. Os editais não faziam restrição quanto à participação de parentes dos funcionários da empresa que realizou as provas, nem de parentes de membros da Comissão Municipal de Concurso Público.

Também não havia explicação sobre o critério de avaliação para um candidato ser considerado alfabetizado, nem informações objetivas sobre a forma, a realização, o tempo e os critérios para avaliação da prova prática. Outra irregularidade apontada foi o curto período para inscrições. Apenas três dias úteis para o concurso de Xanxerê e oito dias úteis para a prova de Faxinal dos Guedes.

As Prefeituras se comprometeram a fazer todas as correções indicadas pelo Ministério Público. O Promotor de Justiça determinou que a Recomendação deverá ser "amplamente" divulgada na mídia.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social