14.08.2007

Planalto Norte e Norte definem suas prioridades para colaborar com planejamento do MPSC

A maioria dos Promotores e Promotoras do Norte e Planalto Norte do Estado definiu na sexta-feira (22.6.2007), em Joinville, as prioridades locais a serem incluídas no anteprojeto do Plano Geral de Atuação (PGA) 2008. O debate ocorrreu no quinto Encontro Regional de Planejamento Estratégico do Ministério Público de Santa Catarina.

A maioria dos Promotores e Promotoras do Norte e Planalto Norte do Estado definiu na sexta-feira (22.6.2007), em Joinville, as prioridades locais a serem incluídas no anteprojeto do Plano Geral de Atuação (PGA) 2008. O debate, que contou com a participação de 90% das Promotorias de Justiça das duas regiões até o final das discussões, ocorreu durante o quinto Encontro Regional de Planejamento Estratégico do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A presença expressiva dos membros do MPSC foi classificada de extraordinária pelo Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto.

Na abertura do evento, o Procurador-Geral de Justiça ressaltou que a Instituição vem evoluindo no planejamento de suas ações. Lembrou que o planejamento estratégico foi implementado em 1999, quando participou como Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, e que desde então o processo vem sendo aprimorado. "Mas neste momento estamos um passo à frente com a implementação da democracia participativa, que é a participação de todos os integrantes da Instituição na definição das bases do PGA", afirmou. O Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Promotor de Justiça Gustavo Mereles Ruiz Diaz, ressaltou a valorização dos Órgãos de Execução nos encontros.

O Coordenador-Geral dos Órgãos e Serviços Auxiliares de Apoio Técnico e Administrativo (COGER), Adauto Viccari Júnior, afirmou que as organizações não podem mais trabalhar ao acaso. "Planejamento é fundamental num processo de decisão de escolhas. Quem quer fazer tudo, não consegue fazer nada na prática", comentou Viccari Júnior. Os encontros regionais, organizados pelo CEAF, em conjunto com a COGER e com a Coordenadoria de Planejamento e Estratégias Organizacionais (COPEO), contam com a participação do Procurador-Geral de Justiça e dos representantes do CEAF, COGER E COPEO.

Os subsídios colhidos nos seis encontros regionais, promovidos pelo MPSC, também poderão fazer parte do Plano Plurianual 2008/2011. Os Promotores e Promotoras de Justiça do Norte e Planalto Norte do Estado indicaram como prioridades das duas regiões o fortalecimento da rede de atendimento à criança e adolescente; eleições municipais de 2008; fiscalização do acesso aos cargos e funções públicas; combate ao superfaturamento em licitação; implementação do programa de saneamento básico; entre outros. O próximo encontro acontecerá nessa sexta-feira, em Lages, e reunirá Promotores e Promotoras do Meio Oeste e Planalto Serrano.

Cronograma dos Encontros Regionais de Planejamento Estratégico
Região
Data
Participantes
1. Extremo Oeste e Oeste 25/5/2007 Promotores de Justiça
2. Sul e Extremo Sul 1/6/2007 Promotores de Justiça
3. Alto Vale e Médio Vale do Itajaí 14/6/2007 Promotores de Justiça
4. Vale do Rio Itajaí, Vale do Rio Tijucas e Grande Florianópolis 15/6/2007 Promotores de Justiça
5. Planalto Norte e Norte 22/6/2007 Promotores de Justiça
6. Meio Oeste e Planalto Serrano 29/6/2007 Promotores de Justiça
7. Procuradorias de Justiça A definir Procuradores deJustiça

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC