Ouvidores do MPSC discutem parceria voltada para a solução de questões da advocacia com OAB/SC

Uma das propostas discutidas foi a criação de um fluxo integrado de atendimento, onde as Ouvidorias poderão receber e encaminhar reciprocamente questões relatadas por cidadãos e advogados, acelerando a busca por soluções. 

05.12.2025 19:09
Publicado em : 
05/12/25 10:09

O Ouvidor-Geral do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Luiz Ricardo Pereira Cavalcante, e o Subouvidor geral, Paulo Cesar Ramos de Oliveira, reuniram-se com o Ouvidor-Geral da OAB/SC, Erivelton Fileti. O encontro realizado na quarta-feira (3/12), no Setor de Ouvidoria da OAB/SC, teve como objetivo principal estreitar a cooperação institucional. 

A reunião foi focada no compartilhamento de boas práticas e na construção de projetos conjuntos que possam resolver demandas de forma mais eficiente. Uma das propostas discutidas foi a criação de um fluxo integrado de atendimento, onde as Ouvidorias poderão receber e encaminhar reciprocamente questões relatadas por cidadãos e advogados, acelerando a busca por soluções. 

"Esta troca de experiências e a integração entre as instituições resultam em um serviço mais maduro e eficiente para o cidadão e para os operadores do Direito. Em breve, traçaremos novas metas para atender, de forma conjunta e ainda melhor, a sociedade catarinense", destacou o Ouvidor-Geral do MPSC, Luiz Ricardo Pereira Cavalcante. 

Segundo a OAB/SC, essa parceria representa um avanço significativo, pois cria um canal direto e estruturado para tratar de situações que envolvam ambas as instituições, agilizando respostas e resolutividade. A iniciativa promete desburocratizar processos e oferecer um novo caminho para a solução de impasses profissionais. 

"A ideia central é que, ao compartilharmos informações e encaminhamentos, possamos oferecer resolutividade mais ágil às situações que envolvam advogados e o MP. Para 2026, vamos estabelecer metas claras e dar sequência a projetos concretos para fortalecer esse canal de diálogo em prol da classe", explicou o Ouvidor-Geral da OAB/SC, Erivelton Fileti. 

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC