18.05.2010

Oficina sobre o Ministério Público é realizada para jornalistas da região de Curitibanos

Profissionais de veículos de comunicação da Comarca de Curitibanos participaram, na manhã desta terça-feira (18.5.2010), da oficina "O Ministério Público como fonte de notícias", realizada com o objetivo de aproximar a Instituição da mídia e da sociedade.
Profissionais de veículos de comunicação da Comarca de Curitibanos participaram, na manhã desta terça-feira (18.5.2010), da oficina "O Ministério Público como fonte de notícias", realizada com o objetivo de aproximar a Instituição da mídia e da sociedade. O projeto, que está percorrendo todas as regiões do Estado, integra a proposta de educação para a cidadania iniciada pelo Ministério Público de Santa Catarina em 2008 com o projeto VideO Seu Direito, de produção própria de vídeos institucionais de cunho educativo.
O programa de oficinas também é finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, cujos vencedores serão conhecidos no início de junho. No encontro realizado em Curitibanos os profissionais da imprensa receberam a publicação "Guia do MPSC - Um manual para a imprensa e a sociedade", conheceram o vídeo institucional "Ministério Público de Santa Catarina defendendo a sociedade" e tiraram dúvidas sobre o papel e o funcionamento da Instituição, especialmente na Comarca de Curitibanos, onde há três Promotorias de Justiça com atuação nas cidades de Curitibanos, São Cristóvão do Sul, Frei Rogério e Ponte Alta do Norte.
O Promotor de Justiça Jorge Eduardo Hoffmann conduziu a oficina. "Somos uma instituição que atua em favor da sociedade e nossa necessidade de se aproximar da imprensa também é para mostrar à população que ela pode contar com o Ministério Público", disse aos presentes. As principais dúvidas dos participantes foram sobre as formas de acesso dos jornalistas ao trabalho do MPSC na Comarca e a seus representantes, o atendimento prestado ao cidadão e informações sobre o recebimento de denúncias pelas Promotorias e o encaminhamento dado aos casos.
O roteiro de oficinas já passou pelas regiões de Florianópolis, Chapecó, Joinville, Criciúma, Tubarão, Itajaí e Curitibanos. No próximo semestre a programação alcançará as regiões de Blumenau, Rio do Sul, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Caçador, Mafra e Lages. Em todas as oficinas é distribuído o "Guia do MPSC - Um manual para a imprensa e a sociedade", que também pode ser acessado integralmente no Portal do Ministério Público. Além de atender aos profissionais da imprensa, a oficina também é direcionada a estudantes de comunicação social e da área jurídica.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC