Núcleo Intersetorial de Suporte ao APOIA (NISA) começa a operar nas Comarcas de Blumenau e Rio do Campo
O Núcleo Intersetorial de Suporte ao APOIA (NISA) começou a operar nas Comarca de Blumenau e de Rio do Campo. As reuniões virtuais de instalação do NISA ocorrerem no dia 25 de maio e tiveram a participação de representantes dos diferentes organismos que compreendem a rede relacionada com as questões do direito à educação e o combate à evasão escolar nos municípios sedes e em Santa Terezinha, que pertence à comarca de Rio do Campo.
Os encontros foram coordenados pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e pelas Promotorias de Justiça com atribuição para atuar na defesa dos direitos de crianças e de adolescentes.
O NISA é um programa desenvolvido pelo MPSC que reúne grupos de diversos setores voltados a garantir o direito à educação. Os Núcleos formados nas Comarcas têm como objetivo mobilizar e fortalecer os profissionais da rede, por meio da produção de conhecimentos e da troca de experiências.
Em Blumenau, a 17ª Promotoria de Justiça, da Infância e Juventude, e com atribuição para atuar nos procedimentos individuais relativos à evasão escolar, coordenou a reunião. O encontro virtual contou com a participação de 13 pessoas que irão auxiliar na articulação do Núcleo.
A primeira ação do grupo será definir os objetivos de ação, identificar as principais causas de evasão escolar e as organizações e grupos do Município de Blumenau que já atuam no debate sobre o problema para compartilhar o conhecimento já produzido com a rede.
Segundo a Promotora de Justiça Débora Pereira Nicolazzi, para a Comarca de Blumenau, a atuação do NISA será de grande importância para o fortalecimento do combate à evasão escolar. "A intenção de implementar o NISA na Comarca de Blumenau já existia antes mesmo de eu assumir a 17ªPJ, então conduzida pela colega Cristina Nakos. A partir do ano de 2020, voltei a conversar com a rede sobre a necessidade de Blumenau contar com esse suporte, situação esta que ficou mais evidente quando analisamos em concreto uma Ação de Judicial proposta para aplicação da multa prevista no art. 249 do ECA. Nesse caso, ficou latente que a rede de atendimento, apesar de diligente, tinha atuado de forma isolada. Agora, com a implementação do NISA, a rede de atendimento à criança e ao adolescente irá trabalhar de forma mais articulada, com o fortalecimento do Grupo de Combate à Evasão Escolar (já existente no Município de Blumenau) e visando à criação de propostas a serem encaminhadas ao Poder Executivo Municipal que possam melhor combater as causas da evasão escolar em Blumenau".
Na Comarca de Rio do Campo, a reunião virtual coordenada pela Promotoria de Justiça teve a participação de cerca de 30 pessoas. O encontro debateu a necessidade de estudar as demandas recorrentes dos órgãos que fazem parte da rede que compõe o NISA.
O encontro definiu que entre as primeiras ações está a reorganização da forma de trabalho da rede, a partir dos indicadores municipais. O grupo também irá definir as prioridades a partir das demandas recorrentes dos órgãos e indicadores de saúde, assistência social e educação.
O Promotor de Justiça Thiago Ferla, da Comarca de Rio do Campo, explica que o NISA será um importante aliado para a rede que atua nas questões do direito à educação e o combate à evasão escolar. "A implantação do NISA no Município de Rio do Campo representa um notável avanço na forma como a Rede de Proteção enfrentará futuras demandas que lhe forem submetidas. A partir do fortalecimento dos órgãos envolvidos e da produção de conhecimento de maneira compartilhada, o Ministério Público apresenta contribuição ímpar na profissionalização da atuação desses atores municipais, entregando-lhes eficientes instrumentos de atuação que dinamizam e otimizam o trabalho da Rede. Com o NISA em funcionamento, não restam dúvidas de que mais um importante passo foi dado na direção da efetiva justiça social", ressalta.
O Coordenador do CIJ, Promotor de Justiça João Luiz de Carvalho Botega ressalta que mesmo com os desafios provocados pela pandemia, o Ministério Público está conseguindo articular com as comarcas a instalação de novos núcleos. "Mesmo no contexto da pandemia, que tem dificultado o trabalho de articulação de rede, o Ministério Público continua avançando na implantação e na sensibilização a respeito do programa NISA, que é o nosso programa de fortalecimento e articulação da rede de proteção como um todo com foco na evasão escolar", afirma.
O QUE É O NISA E COMO FUNCIONA O PROGRAMA
SAIBA MAISO Núcleo Intersetorial de Suporte ao APOIA surgiu com programa institucional em 2016 com o objetivo de fomentar a implantação e manutenção de grupos compostos por diversos setores da sociedade, criando um espaço para garantir os direitos educacionais de crianças e adolescentes. Eles atuam principalmente nas causas de abandono escolar diagnosticadas pelo Programa APOIA, que também é desenvolvido pela Instituição.
Rádio MPSC
Ouça o Coordenador do CIJ, Promotor de Justiça João Luiz de Carvalho Botega, que fala sobre a importância da implementação do NISA sobretudo nesse contexto de pandemia.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente