MPSC sedia pré-lançamento de documentário sobre vida do Promotor de Justiça Marcelo Henrique Câmara
Evento divulga processo de canonização do catarinense, reconhecido pela Igreja Católica como Servo de Deus, e celebra sua trajetória de fé e serviço público.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) abriu as portas do auditório da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis, para o pré-lançamento do documentário que retrata a vida e a obra de Marcelo Henrique Câmara, Promotor de Justiça falecido em 20 de março de 2008, vítima de câncer, aos 28 anos. O lançamento oficial acontecerá em 2026.
O encontro reuniu autoridades, familiares e convidados em um momento de homenagem e reflexão sobre a trajetória do jovem Promotor de Justiça, marcada pela dedicação à justiça e pela vivência intensa da fé. A solenidade contou com bênção inicial do Padre Alexandro Bona, pronunciamentos e a exibição do filme. A iniciativa é promovida pela Associação Marcelo Henrique Câmara, com apoio do MPSC, que cedeu o espaço para a divulgação. O objetivo é arrecadar recursos para custear o processo de canonização do catarinense.
Durante a solenidade, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Andrey Cunha Amorim, fez uso da palavra, ressaltando o significado do momento para o Ministério Público e para a sociedade catarinense:
“Em nome do Ministério Público de Santa Catarina, registro o privilégio que foi para nossa Instituição ter contado com um Promotor de Justiça que pode ser canonizado. Para mim, foi um privilégio conviver, ainda que brevemente, com Marcelo. Sua passagem foi curta, mas suficiente para revelar que era um Promotor diferente: sua presença transmitia algo bom, uma energia positiva.”
O diretor da empresa Lumine, responsável pela produção do material destacou que foi uma honra conhecer a história de Marcelo e apresentar pela primeira vez o trabalho dentro do MPSC. “É muito simbólico fazer esta apresentação aqui. Marcelo acreditava que poderia fazer o bem para as pessoas sendo Promotor de Justiça”, disse.
A presidente da Associação Marcelo Henrique Câmara, Natália Trevisan apresentou as fases do processo de canonização. “O processo formal iniciou em 2020, na arquidiocese de Florianópolis, e teve início após a autorização do Vaticano para considerar Marcelo com o título de Servo de Deus. Em outras palavras, ele demonstrou devoção a Deus em sua vida. A primeira fase, denominada fase de instrução, consistiu na coleta de testemunhos, documentos, e-mails, vídeos e áudios. Todo o material relevante foi enviado ao Vaticano. Atualmente, o processo encontra-se na fase Romana. Está sendo elaborado um documento que compilará todos os documentos previamente enviados, denominado Positio, que avaliará as virtudes heroicas de Marcelo. Após essa etapa, o Papa poderá conceder o título de Venerável. Posteriormente, ele poderá ser beatificado, após a comprovação de milagres, e, finalmente, ser canonizado”, explicou.
O documentário, que poderá ser visto no streaming da lumine.tv, foi gravado integralmente em Florianópolis, ao longo de cinco dias, com uma média de seis horas diárias de filmagem, totalizando cerca de 30 horas de material. Ao todo, foram entrevistadas 17 pessoas, entre Promotores de Justiça, familiares e amigos, que compartilharam memórias e experiências sobre a vida e a espiritualidade de Marcelo Câmara.
Além da exibição do filme, a associação disponibilizou livros que retratam sua trajetória e espiritualidade.
Vida e trajetória
Marcelo ingressou no Ministério Público em março de 2007 e, mesmo com breve atuação, deixou uma marca de dedicação à justiça e à fé. Mestre em Direito e atuante em movimentos católicos como Emaús e Opus Dei, viveu sua vocação com intensidade, irradiando valores que engrandecem a instituição.
Reconhecido pela Igreja Católica como Servo de Deus - primeiro passo no caminho para a canonização - Marcelo já tem fama de santidade entre colegas e pessoas que recorrem à sua intercessão. O processo, que chegou ao Vaticano com mais de três mil páginas de documentos e depoimentos, segue um rito rigoroso dividido em etapas:
Fase de instrução: realizada em Florianópolis, consistiu na coleta de testemunhos, documentos, e-mails, vídeos e áudios que comprovam sua vida de virtudes. Todo o material foi enviado à Santa Sé.
Fase romana: atualmente em andamento, envolve a elaboração da Positio, documento que compila todas as provas e será analisado por especialistas para avaliar as virtudes heroicas de Marcelo.
Título de Venerável: concedido pelo Papa após aprovação da Positio.
Beatificação: exige a comprovação de um milagre atribuído à intercessão de Marcelo.
Canonização: requer um segundo milagre, tornando-o o primeiro Promotor de Justiça no mundo a alcançar esse reconhecimento.
Últimas notícias
05/12/2025MPSC lança edital do 45º Concurso para Promotor de Justiça
05/12/2025MPSC em Ação: o que faz o Ministério Público
05/12/2025Homem é condenado por tentativa de feminicídio e ameaça em Seara
04/12/2025MPSC recomenda ao Município de Palhoça que não altere a legislação urbanística antes da conclusão da revisão do Plano Diretor
05/12/2025MPSC sedia pré-lançamento de documentário sobre vida do Promotor de Justiça Marcelo Henrique Câmara
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
26/11/2025GAECO/MPSC deflagra operação “Carga Oca” para investigar fraudes em fornecimento de material tipo macadame à SEURB entre 2022 e 2024
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil