MPSC é ponto de coleta do projeto Caixa Solidária
No dia 15 de abril completou-se um mês que a sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em Florianópolis, é um ponto de coleta para doações do projeto "Caixa Solidária". A caixa solidária está localizada no térreo do edifício-sede do MPSC, e toda a comunidade pode contribuir.
Podem ser doadas roupas, calçados, toalhas, lençóis e outros tipos de tecidos. Não são aceitos alimentos, ferramentas, líquidos em geral, materiais químicos, cremes e remédios. Para doar, basta ir à Procuradoria-Geral de Justiça, na rua Bocaiuva, 1792, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e depositar os itens na caixa.
No momento, apenas a sede de Florianópolis tem um ponto de entrega voluntária (PEV). Em breve, todos os edifícios próprios do MPSC pelo estado também terão suas caixas solidárias.
Conheça o projeto
Anualmente são produzidas 32 bilhões de peças de roupas no mundo, e 64% acabam em aterros sanitários sem tratamento. Diante desse cenário, o MPSC e a Associação Cidadania em Ação - Caixa Solidária assinaram um termo de cooperação técnica para a arrecadação permanente de donativos nas sedes próprias do MPSC.
O termo de cooperação promove uma campanha permanente de arrecadação no MPSC por meio da implementação efetiva de PEVs nas principais sedes da instituição. O projeto visa proporcionar facilidade de acesso para a população local e maximizar a coleta de materiais têxteis pós-consumo.
O acordo foi celebrado durante o seminário nacional "Mudanças climáticas: ciência, lei e ação para um futuro sustentável". Fundada há mais de 15 anos, a Rede Caixa Solidária Brasil já recebeu 5,7 milhões de itens doados nos PEVs, e cerca de 300 mil pessoas já foram beneficiadas.
O sistema de coleta e distribuição acontece da seguinte forma: as doações (roupas, calçados, acessórios, meias, bonés, gorros, toalhas, lençóis e outros tipos de tecidos) podem ser depositadas por toda a sociedade nas caixas solidárias disponíveis no prédio do MPSC. Semanalmente, os itens são recolhidos pela associação e encaminhados para triagem e distribuição, contribuindo para o aumento da solidariedade, a redução do desperdício e a preservação do meio ambiente.
O projeto inclui uma plataforma digital de gestão e rastreamento que permite acompanhar todo o processo de doação, desde o depósito até a distribuição final. Para mais informações, clique aqui .
Anote aí! Ponto de doação do MPSC: Rua Bocaiuva, 1792, Centro, CEP 88015-904 - Ed. Ministério Público de Santa Catarina.
Últimas notícias
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
03/10/2025Pedinte que roubou mãe e filha em um parque em Videira e ainda praticou ato libidinoso é condenado em ação penal do MPSC
Mais lidas
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
02/10/2025MPSC assina Pacto pela Excelência pela Educação e reforça protagonismo na indução do ICMS Educação
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores