MPSC é ponto de coleta do projeto Caixa Solidária
No dia 15 de abril completou-se um mês que a sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em Florianópolis, é um ponto de coleta para doações do projeto "Caixa Solidária". A caixa solidária está localizada no térreo do edifício-sede do MPSC, e toda a comunidade pode contribuir.
Podem ser doadas roupas, calçados, toalhas, lençóis e outros tipos de tecidos. Não são aceitos alimentos, ferramentas, líquidos em geral, materiais químicos, cremes e remédios. Para doar, basta ir à Procuradoria-Geral de Justiça, na rua Bocaiuva, 1792, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e depositar os itens na caixa.
No momento, apenas a sede de Florianópolis tem um ponto de entrega voluntária (PEV). Em breve, todos os edifícios próprios do MPSC pelo estado também terão suas caixas solidárias.
Conheça o projeto
Anualmente são produzidas 32 bilhões de peças de roupas no mundo, e 64% acabam em aterros sanitários sem tratamento. Diante desse cenário, o MPSC e a Associação Cidadania em Ação - Caixa Solidária assinaram um termo de cooperação técnica para a arrecadação permanente de donativos nas sedes próprias do MPSC.
O termo de cooperação promove uma campanha permanente de arrecadação no MPSC por meio da implementação efetiva de PEVs nas principais sedes da instituição. O projeto visa proporcionar facilidade de acesso para a população local e maximizar a coleta de materiais têxteis pós-consumo.
O acordo foi celebrado durante o seminário nacional "Mudanças climáticas: ciência, lei e ação para um futuro sustentável". Fundada há mais de 15 anos, a Rede Caixa Solidária Brasil já recebeu 5,7 milhões de itens doados nos PEVs, e cerca de 300 mil pessoas já foram beneficiadas.
O sistema de coleta e distribuição acontece da seguinte forma: as doações (roupas, calçados, acessórios, meias, bonés, gorros, toalhas, lençóis e outros tipos de tecidos) podem ser depositadas por toda a sociedade nas caixas solidárias disponíveis no prédio do MPSC. Semanalmente, os itens são recolhidos pela associação e encaminhados para triagem e distribuição, contribuindo para o aumento da solidariedade, a redução do desperdício e a preservação do meio ambiente.
O projeto inclui uma plataforma digital de gestão e rastreamento que permite acompanhar todo o processo de doação, desde o depósito até a distribuição final. Para mais informações, clique aqui .
Anote aí! Ponto de doação do MPSC: Rua Bocaiuva, 1792, Centro, CEP 88015-904 - Ed. Ministério Público de Santa Catarina.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente