MPSC é o mais transparente entre as unidades do Ministério Público brasileiro
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ficou em primeiro lugar no ranking que avalia a transparência nos portais dos 26 Ministérios Públicos estaduais, dos quatro ramos do Ministério Público da União (Federal, Militar, Distrito Federal e Territórios e do Trabalho) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O chamado ''Transparentômetro'', divulgado na segunda-feira (19) pela Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF) do CNMP, avaliou o Portal da Transparência destas instituições no segundo trimestre de 2017 e mostrou que o índice de transparência do MPSC foi o único a atingir 100% dentre as 31 unidades do Ministério Público brasileiro.
Em segundo lugar, ficaram empatados os Ministérios Públicos estaduais do Ceará e Sergipe e o Ministério Público Federal. Os três obtiveram um índice de transparência de 99,84%. Na tabela de classificação, as 31 unidades do Ministério Público obtiveram índice superior a 90% na avaliação, índice considerado bom. Na primeira avaliação feita pela CCAF, referente ao segundo trimestre de 2014, apenas 13 unidades superaram o índice de 90% de transparência.
O desempenho do MPSC nesta pesquisa cresceu em relação ao primeiro trimestre de 2017. Na primeira avaliação feita no ano passado, o órgão ficou em segundo lugar, empatado com o MPF, com um índice de transparência de 99,84%.
Os dados podem ser analisados de duas maneiras. A primeira é através de um mapa colorido , em que as cores representam as faixas de porcentagem de transparência alcançadas. A outra é através de planilha que mostra a porcentagem de cada unidade do MP analisada.
Portal de Transparência do MPSC
A Coordenadoria de Planejamento (COPLAN) é responsável pela estruturação, monitoramento, e publicação das informações no Portal da Transparência. Atuando com a sob a supervisão da Subprocuradoria-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, realiza periodicamente revisões dos conteúdos publicados e estimula os setores administrativos a acompanharem seus indicadores, mantendo-os atualizados.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente