Mãe que matou filha recém-nascida é condenada a 15 anos de reclusão em Itajaí
O Conselho de Sentença reconheceu a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina e, por maioria dos votos, considerou culpada uma mãe por matar a filha depois do parto. Ela foi sentenciada a 15 anos de reclusão. O crime ocorreu no dia 21 de agosto de 2009 em Itajaí quando a ré deu à luz uma menina. Ela estava em casa e fez o parto sozinha. Depois, matou o bebê que tinha acabado de nascer.
Ela foi condenada por homicídio com as qualificadoras de motivo torpe e asfixia.
Conforme decisão do Conselho de Sentença, o motivo torpe se dá pela omissão da gravidez apenas por vontade da ré, à época, não querer ter mais filhos.
A condenada vai cumprir a pena em regime inicial fechado e poderá recorrer da sentença em liberdade.
A Promotora de Justiça Cristina Balceiro da Motta, representou o MPSC no Tribunal do Júri.
Como o crime ocorreu
Durante a madrugada do dia 21 de agosto de 2009, a ré sentiu fortes dores no abdômen e percebeu que havia chegado a hora de o bebê que ela esperava nascer. A mulher escondeu a gestação do marido e dos filhos.
Pela manhã, depois que o marido saiu para trabalhar, sozinha, ela iniciou o trabalho de parto.
Após o nascimento, a mãe passou a ferir a recém-nascida com as unhas, provocando escoriações pelo corpo da criança.
Em seguida, passou a asfixiar a filha com as mãos até a bebê perder os sentidos, vindo a morrer. O motivo da morte foi asfixia por esganadura, conforme o laudo pericial.
Após matar a filha, ela cobriu o corpo da criança com diversas roupas de cama e saiu do quarto para jogar o cadáver fora. Como estava debilitada, depois do trabalho de parto, acabou desmaiando, deixando o corpo da criança no chão.
A sentenciada foi levada para o hospital por uma vizinha.
O cadáver só foi encontrado quando o marido da ré voltou à residência para buscar documentos para interná-la. O filho do casal havia tirado a trouxa de roupa ensanguentada do chão e estava colocando no tanque para lavar, quando o corpo do bebê caiu na água.
A Promotora de Justiça Cristina Balseiro da Motta no Tribunal do Júri em Itajaí
Rádio MPSC
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente