17.08.2016

Grupo elaborará proposta de lei para assistência técnica para construção de imóveis para famílias de baixa renda

Audiência pública realizada pelo MPSC, em parceria com entidades da área de Engenharia e Arquitetura, iniciou trabalho para regulamentação no município de Florianópolis da lei federal que garante assistência técnica para construção de moradia para famílias de baixa renda.
Post Foi definido em audiência pública realizada nesta terça-feira (16/8), a criação de um grupo de estudos para elaborar o esboço de um projeto de lei para regulamentar em Florianópolis a Lei Federal 11.888/2008, que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social.

O Promotor de Justiça explicou que a Lei Federal, para ter efetividade, carece de regulamentação municipal, uma vez que cabe aos municípios oferecer a assistência técnica, que abrange todos os trabalhos de projeto, acompanhamento e execução da obra a cargo dos profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia necessários para a edificação, reforma, ampliação ou regularização fundiária da habitação

De acordo com o Promotor de Justiça Daniel Paladino, com atuação na área da cidadania e direitos humanos na Comarca da Capital, a capital clama pela implementação desta lei com benefícios incontáveis, tanto sociais quanto econômicos, urbanísticos e ambientais. ¿O MP tem como uma das suas funções contribuir com a cobrança para que esta lei saia do papel. Todo o esforço, neste primeiro momento, será a efetivação da legislação federal¿, disse no evento.

A audiência pública foi promovida pelo Ministério Público do Estado (MPSC) em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SC), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU-SC), Associação Catarinense de Engenheiros (ACE) e Instituto de Arquitetos do Brasil sessão de Santa Catarina (IAB-SC). Participaram do evento cerca de 200 profissionais, lideranças da administração pública, representantes de entidades, instituições de ensino e estudantes.

Durante o evento também foi lançada pelo CREA-SC a Cartilha da Engenharia e Arquitetura Públicas , que traz orientações e informações visando à organização de ações conjuntas destinadas à capacitação de órgãos públicos e prefeituras a fim de incorporar o projeto em seus planos municipais e promover o cadastramento de profissionais e estudantes habilitados.




Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC