;

GAECO do MPSC apoia operação do MPMS em cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra integrantes de organização criminosa

Em Santa Catarina, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão em investigação que apura a atuação de organização criminosa que atua no tráfico interestadual de drogas, usura e no comércio ilegal de armas de fogo. 

07.11.2025 10:43
Publicado em : 
07/11/25 13:43

Na manhã desta sexta-feira (07/11), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio ao GAECO do Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul, deflagrou operação em combate às facções criminosas, no litoral catarinense. Os três mandados de prisão preventiva e os quatro mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Vara do Núcleo de Garantias de Campo Grande/MS, no âmbito da investigação, e foram cumpridos nos municípios de Balneário Piçarras e Porto Belo. Em Balneário Piçarras, durante o cumprimento dos mandados um dos investigados foi preso em flagrante pelo porte ilegal de arma. 

Veja aqui fotos.

O trabalho do GAECO do MPMS identificou a atuação de uma organização criminosa armada, estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, voltada ao objetivo de obter vantagem financeira mediante a prática de crimes de tráfico interestadual de drogas, usura e comércio ilegal de armas de fogo. 

As apurações demonstraram a forma violenta a qual agia a organização criminosa no Mato Grosso do Sul, valendo-se da influência e da participação de servidores públicos para obter informações de possíveis transferências entre os presídios, bem como de obter vantagem no cumprimento de suas penas, no MS. 

A investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas. 

GAECO 

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.   

 

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC