Gaeco deflagra Operação Sepulcrum
Na manhã desta quarta-feira (17/4), Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em apoio à 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó, deflagrou a operação "Sepulcrum". Foi cumprido um mandado de busca e apreensão expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Chapecó.
Os fatos são investigados em Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado na 10ª Promotoria de Justiça, que busca apurar a ocorrência de possíveis crimes de estelionato, corrupção ativa e passiva, envolvendo pessoa que estaria atuando na intermediação, orientação e a venda ilegal/irregular de concessões de espaço para jazigos no Cemitério Ecumênico de Chapecó.
Segundo a apuração, o investigado, que não possui vínculo com a administração municipal, valendo-se de informações privilegiadas e burlando a gestão municipal do cemitério, aproveitava-se de momento de vulnerabilidade dos familiares de pessoas falecidas e oferecia, de forma ilegal e irregular, local para o sepultamento de entes queridos.
"Sepulcrum" é a tradução em latim da palavra Sepulcro, que significa câmara mortuária, edificação ou monumento, para o sepultamento de um ou vários mortos.
A investigação prossegue em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
Últimas notícias
01/04/2026Homem tenta matar vítima com facadas e é condenado por tentativa de homicídio em Jaguaruna
01/04/2026MPSC reestrutura o POA e amplia atuação na regularização de cadeias produtivas
01/04/2026GAECO deflagra Operação Thánatos que apura esquema de corrupção envolvendo servidores da saúde e empresa funerária na Serra catarinense
31/03/2026Mais de 21 anos de prisão para ex-corretor de imóveis denunciado pelo MPSC por aplicar golpes em Penha
31/03/2026MPSC obtém liminar para frear alterações fragmentadas e irregulares na legislação urbanística de Palhoça antes de revisão do Plano Diretor
31/03/2026Recomendação do MPSC leva Município de Celso Ramos a revogar lei sobre contratações temporárias
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste