Estudantes de Braço do Norte participam do Programa Cultivando Atitudes do MPSC
"Grande ou pequena, para sombra, ornamentação ou frutífera, as árvores são sempre bem-vindas, adote a sua!" foi a mensagem do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para os moradores de Braço do Norte no dia da Árvore (21/9). O MPSC participou do evento "Boas práticas de plantio e de Cultivo", organizado pela Fundação do Meio Ambiente de Braço do Norte (FUNBAMA) e realizado na Praça Padre Röer.
Cerca de 780 estudantes da rede municipal, estadual e particular participaram de dinâmicas em sala de aula relacionadas ao Programa Cultivando Atitudes, que leva noções de cidadania para jovens em todo Estado. Em seguida, os alunos participaram do encontro do Dia da Árvore, no qual receberam os kits do Programa, que ajudam a fixar o conteúdo discutido.
Os kit s são compostos por uma mochila ecológica, um marca-páginas com mensagens explicativas do projeto, folders , um estojo e um lápis. Na lateral de cada lápis, há frases motivacionais com incentivo às boas práticas, já, em uma das pontas, sementes de árvores frutíferas que podem ser plantadas, após os alunos utilizarem o lápis.
Durante a tarde, as centenas de crianças com idades entre 8 e 12 anos interagiram e visitaram um estande do MPSC, onde receberam seus certificados e kits. "O dia de hoje foi muito mais do que eu consigo adjetivar. As crianças estavam felizes e motivadas. Essa é uma idade na qual conseguimos plantar uma boa ideia e, portanto, esse tipo de ação é fundamental já trabalhamos antes de qualquer atividade nociva", explica o Promotor de Justiça Carlos Alberto da Silva Galdino sobre a importância do evento na conscientização dos estudantes.
Ainda em comemoração ao Dia da Árvore, criado em 1965 com o objetivo de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos, a FUNBAMA distribuiu cerca de 600 mudas de árvores aos moradores do município. Cada muda foi cadastrada no nome de quem a levou para casa e assim será possível acompanhar o desenvolvimento da árvore.
Durante o evento, também foram plantados dois ipês-amarelos em um ato simbólico pela proteção do meio ambiente e cultivo de boas atitudes. As árvores foram colocadas na praça principal da cidade e levam a logo do MPSC.
Programa
O Cultivando Atitudes é considerado uma ampliação do projeto "Conhecendo o MPSC", lançado em 2013 e que tinha como foco apresentar a Instituição por meio de uma cartilha. Porém, além de apresentar o MPSC, a iniciativa surgiu da ideia de criar um programa que envolvesse crianças e adolescentes e fosse voltado para o fortalecimento da honestidade nas relações interpessoais, construção da cidadania e prevenção da corrupção.
Elaborado pela Coordenadoria de Comunicação Social (COMSO), com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), o programa estimula Membros do MPSC a interagirem com estudantes e transformarem a sociedade, com informação, educação e muito entusiasmo.
A participação no Programa Cultivando Atitudes é voluntária e pode ser solicitada tanto pela escola/instituição quanto pelo Promotor ou Procurador de Justiça. Para participar, é só preencher o formulário no site do MPSC e aguardar!
Assista ao vídeo sobre o Cultivando Atitudes
O Ministério Público de Santa Catarina quer levar o Programa "Cultivando Atitudes" às escolas do Estado. Para saber mais, assista ao vídeo e preencha o formulário.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente