16.11.2007

Dia Estadual pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil tem atividades de 22 a 24 de setembro

O Fórum Catarinense Pelo Fim da Violência e da Exploração Sexual Infanto-Juvenil realizará diversas atividades para marcar o Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, neste sábado, dia 22, e na próxima segunda-feira, 24 de setembro. A data anual, comemorada em 24 de setembro, foi instituída pela lei estadual n° 11.460/2000.

O Fórum Catarinense Pelo Fim da Violência e da Exploração Sexual Infanto-Juvenil realizará diversas atividades no Estado para marcar o Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, neste sábado, 22 de setembro, e na próxima segunda-feira, 24 de setembro. A data anual, comemorada em 24 de setembro, foi instituída pela lei estadual n° 11.460/2000.

As atividades do Fórum são realizadas todos os anos pela articulação de suas Coordenações Regionais e Municipais, e buscam envolver a comunidade, escolas e profissionais com trabalho voltado ao público infanto-juvenil, buscando sensibilizar a sociedade para o tema. O Fórum é uma organização não-governamental criada em 1998 e atualmente é coordenado pela Promotora de Justiça Helen Crystine Corrêa Sanches, da Comarca de Lages. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apóia a entidade desde sua criação.

No dia 22 de setembro, em Florianópolis , o Fórum participa do "Comunidade Cidadã", evento organizado e patrocinado pela Fundação Casan, na escola Luiz Cândido da Luz, no bairro Ingleses. Das 10h às 16h, serão oferecidos no local atividades e serviços de utilidade pública, com ações de conscientização, distribuição de materiais alusivos à prevenção da violência sexual infanto-juvenil e apresentação de material das campanhas desenvolvidas pelo Fórum Catarinense.

Ainda no dia 22 de setembro, em São Lourenço do Oeste , o Fórum Catarinense participará da 14ª edição do projeto "Ação Global", promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em parceria com a Rede Globo. Pela primeira vez o Fórum terá um espaço para distribuição de material informativo no evento, com o objetivo de dar visibilidade ao fenômeno da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes. Também será divulgado o material das campanhas da entidade: panfletos, folders e vídeo, em estande próprio. O "Ação Global" acontecerá no Centro Tecnológico Ações Móveis, na unidade Sesi/Senai, na BR-135, no bairro do Tibiri, em São Lourenço do Oeste.

Já para o dia 24 de setembro, em Lages , está programada uma ação educativa em frente à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, na BR-282, das 9h às 11h. A Polícia Rodoviária Federal e os postos da Polícia Rodoviária Estadual de Palmeira e Painel participarão. Ainda no dia 24 de setembro, em Lages , a partir das 14 horas será promovida uma caminhada com saída da Estátua Correia Pinto. Na chegada, na Praça João Costa, haverá apresentação das escolas da rede de ensino do município, com participação das entidades que defendem a causa, com leitura de manifesto público referente à data.

As Coordenações Regionais e Municiais do Fórum Catarinense Pelo Fim da Violência e da Exploração Sexual também vão programar atividades em outras regiões do Estado. Com estas ações de debate e de conscientização acerca do tema, o Fórum pretende não só estimular a notificação aos órgãos de proteção da suspeita ou da confirmação de situações de violação sexual contra crianças e adolescentes, como também diminuir os riscos de novas violações.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC