Condenados três homens que mataram em briga de bar em Lages
Três homens denunciados pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pela morte de um outro homem durante uma briga de bar foram condenados em sessão do Tribunal do Júri da Comarca de Lages por homicídio qualificado. As penas variam entre 12 e 17 anos de prisão, em regime inicial fechado.
O crime ocorreu na madrugada de 23 de fevereiro de 2019. Márcio Pascoal de Oliveira estava em um bar quando se envolveu em uma discussão com um grupo de frequentadores. Márcio foi colocado para fora do bar e saiu do local.
Pouco depois, a vítima voltou para a frente do estabelecimento, quando foi surpreendida pelas costas por um dos réus, Fernando Rodrigues Ribeiro. Ele e os outros dois réus, Alexsandro Rodrigues Ribeiro e Josiel Carlos de Oliveira, derrubaram a vítima no chão e desferiram diversos golpes contra ela. Márcio não resistiu às lesões e morreu.
No julgamento, o Promotor de Justiça da Comarca de Lages Fabrício Nunes argumentou que os diversos golpes desferidos contra o crânio e o tórax caracterizam meio cruel, além de que o grupo era numericamente maior e atacou pelas costas, o que impossibilitou à vítima esboçar qualquer defesa.
Os três réus foram condenados por homicídio qualificado. Fernando Rodrigues Ribeiro foi condenado à pena de 12 anos de reclusão; o crime foi qualificado pelo uso de meio cruel e por dificultar a defesa da vítima. A pena foi atenuada pelo fato de o réu ter confessado espontaneamente a autoria do crime. Alexsandro Rodrigues Ribeiro terá que cumprir pena de 14 anos de reclusão, também com as qualificadoras de uso de meio cruel e por dificultar a defesa da vítima. Já Josiel Carlos de Oliveira foi condenado à pena de 17 anos de reclusão, com qualificador de ter dificultado a defesa da vítima. A pena foi agravada pelo fato de o réu ser reincidente.
Os réus permaneceram presos preventivamente após requerimento do MPSC durante o andamento do processo e não poderão aguardar o julgamento de eventual recurso em liberdade.
Últimas notícias
01/04/2026Homem tenta matar vítima com facadas e é condenado por tentativa de homicídio em Jaguaruna
01/04/2026MPSC reestrutura o POA e amplia atuação na regularização de cadeias produtivas
01/04/2026GAECO deflagra Operação Thánatos que apura esquema de corrupção envolvendo servidores da saúde e empresa funerária na Serra catarinense
31/03/2026Mais de 21 anos de prisão para ex-corretor de imóveis denunciado pelo MPSC por aplicar golpes em Penha
31/03/2026MPSC obtém liminar para frear alterações fragmentadas e irregulares na legislação urbanística de Palhoça antes de revisão do Plano Diretor
31/03/2026Recomendação do MPSC leva Município de Celso Ramos a revogar lei sobre contratações temporárias
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste