11.08.2008

Ciclo sobre eleições é encerrado com esperança de menos fraudes e menos corrupção eleitoral

MPSC e Procuradoria Regional Eleitoral promoveram, no dia 4 de julho, palestra de encerramento dos seminários sobre eleições.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Procuradoria Regional Eleitoral reuniram os presidentes e integrantes dos diretórios estaduais de partidos políticos para orientação e encerramento dos "Seminários Regionais - Eleições 2008". O evento foi realizado na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis, nesta sexta-feira (4/7/2008), com a participação do Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, e do Procurador Regional Eleitoral, Cláudio Dutra Fontella.
No evento desta sexta-feira, os palestrantes Pedro Roberto Decomain (Promotor de Justiça do MPSC) e Carlos Antônio Fernandes de Oliveira (Procurador Regional Eleitoral), que percorreram cerca de quatro mil quilômetros para levar o seminário a 12 cidades do Estado, com abrangência para todos os municípios, foram homenageados pela Procuradoria-Geral de Justiça pelo trabalho realizado, recebendo uma placa alusiva à sua participação no evento. "Mais de mil participantes ouviram suas palestras", informou o Coordenador-Geral do Centro de Apoio Operacional Cível e Eleitoral (CCE), Promotor de Justiça Carlos Eduardo Abreu Sá Fortes, que também esteve nas etapas regionais dos seminários.
"Através dessas duas pessoas de renomado conhecimento na área eleitoral (Decomain e Carlos Antônio), o Ministério Público Eleitoral foi em cada região do Estado levar suas preocupações, orientar e esclarecer sobre a legislação", afirmou Gercino. Para o Procurador-Geral de Justiça houve grande acolhida ao seminário. "Os partidos procuraram pelas palestras, demonstrando interesse da classe política. Isso traz esperança de uma eleição com menos erros, menos incompreensão da legislação, e também menos fraudes e menos corrupção eleitoral. Porém, é fundamental que os partidos assumam o compromisso de permitir que apenas candidatos comprometidos com a ética participem do processo eleitoral", ressaltou Gercino.
Os seminários, direcionados a Promotores de Justiça, Juízes de Direito, representantes municipais de partidos políticos e integrantes dos meios de comunicação, iniciaram em São Miguel do Oeste, em março, e até o final de junho foram realizados em todas as regiões do Estado. O evento foi realizado pelo Ministério Público de Santa Catarina, por meio do Centro de Apoio Operacional Cível e Eleitoral (CCE) e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), e pela Procuradoria Regional Eleitoral. O objetivo foi esclarecer as dúvidas a respeito da legislação eleitoral e prevenir irregularidades ou atitudes ilegais de candidatos, partidos e eleitores, durante o período eleitoral e no dia das eleições.
Conheça os temas debatidos nos "Seminários Regionais - Eleições 2008"
São Miguel do Oeste
Chapecó
Joaçaba
Lages
Joinville
Mafra
Rio do Sul
Itajaí
Blumenau
Florianópolis
Criciúma
Tubarão
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC