;

Capacitação aborda uso de IA generativa e análise de dados no Tribunal do Júri

Na décima primeira aula da Capacitação em Engenharia de Prompts do Programa de Difusão em Inteligência Artificial, o Promotor de Justiça do MPSP Orlando Brunetti demonstrou como Power BI e NotebookLM podem auxiliar na análise de dados e na preparação de casos jurídicos. 

06.11.2025 16:55
Publicado em : 
06/11/25 07:55

Ministrada pelo Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MPSP) Orlando Brunetti, a décima primeira aula da Capacitação em Engenharia de Prompts do Programa de Difusão em Inteligência Artificial abordou o uso da IA generativa no Tribunal do Júri. O encontro on-line ocorreu nesta quinta-feira (6/11) e contou com mais de 300 participantes do Ministério Público de todo o Brasil.  

Durante a aula, o Promotor de Justiça demonstrou como ferramentas de IA podem aprimorar a atuação dos membros do Ministério Público ao automatizar análises e otimizar a gestão de dados. Um dos exemplos foi o Power BI, que permite visualizar informações de forma estratégica e fundamentar decisões com base em evidências. “Para gerir bem, nós precisamos ter dados”, destacou Orlando, ao explicar como a jurimetria vem se tornando uma aliada essencial na rotina. 

Orlando Brunetti também apresentou o funcionamento do assistente jurimétrico, capaz de gerar respostas e predições a partir de dados fornecidos pelo usuário. Outro destaque foi o NotebookLM, tecnologia que, segundo Brunetti, “auxilia na preparação de atuações no Tribunal do Júri ao organizar informações em mapas mentais com as qualificadoras, os envolvidos e as conexões entre os fatos”. 

O Programa de Difusão em Inteligência Artificial, desenvolvido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, ocorre em quintas-feiras alternadas até o fim de 2025. Excepcionalmente na próxima quinta-feira (13/11) acontecerá uma capacitação. As aulas são gravadas e serão disponibilizadas posteriormente para os integrantes do MP brasileiro. A IA como instrumento de modernização institucional e com valores humanos: esse é o foco do programa de difusão do uso de inteligência artificial do MPSC. 

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC