;

Automação e eficiência: em Programa de Difusão de IA, Promotor de Justiça mostra como usa as ferramentas em sua rotina

Na décima aula do programa, o Promotor de Justiça Luciano Rocha demonstrou como ferramentas como ChatGPT e NotebookLM ajudam a economizar tempo e otimizar tarefas. 

31.10.2025 17:26
Publicado em : 
31/10/25 08:26

Automatizar tarefas, ganhar tempo e ampliar a produtividade. Foi com essa proposta que o Promotor de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) Luciano Rocha apresentou, nesta sexta-feira (31/10), sua segunda aula na Capacitação em Engenharia de Prompts do Programa de Difusão em Inteligência Artificial. Com o tema “Aplicações práticas da IA”, o Promotor de Justiça mostrou aos quase 500 participantes de diversos Ministérios Públicos como emprega as ferramentas de inteligência artificial em sua rotina.  

Luciano contou que usa três ferramentas: o NotebookLM, o ChatGPT e o Gemini. “Dou preferência para o que me apresentar a melhor resposta, mas sempre com o foco de que as ferramentas são para economizar tempo”. O Promotor de Justiça do MPES explicou que para a leitura de arquivos prefere o NotebookLM, pois “a ferramenta aceita documentos maiores e fornece informações presentes apenas naquele arquivo, sem dados externos”.

Entre os diversos ensinamentos práticos, Luciano mostrou como criar tarefas automatizadas para o ChatGPT. “Você o comanda a realizar pesquisas sobre um tema específico e a enviar, em um período determinado pelo usuário, aquele relatório. Por exemplo, todo dia, às 9h da manhã, o ChatGPT pode me enviar um e-mail e uma notificação sobre todas as notícias publicadas sobre o Espírito Santo”. Além disso, o Promotor de Justiça ressaltou a importância do uso de agentes no ChatGPT para que a ferramenta não crie informações.  

O Programa de Difusão em Inteligência Artificial, desenvolvido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, ocorre em quintas-feiras alternadas até o fim de 2025. Excepcionalmente na próxima quinta-feira (6/11) acontecerá uma capacitação. As aulas são gravadas e serão disponibilizadas posteriormente para os integrantes do MP brasileiro. A IA como instrumento de modernização institucional e com valores humanos: esse é o foco do programa de difusão do uso de inteligência artificial do MPSC. 

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC