Abertas as inscrições para o 1° Seminário de Nacional sobre Atuação Resolutiva do Ministério Público
As inscrições para o 1° Seminário de Nacional sobre Atuação Resolutiva do Ministério Público, sediado no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), estão abertas até o dia 28 de novembro. Podem se inscrever membros, servidores e estagiários do Ministério Público de todo o Brasil. O evento será no dia 7 de dezembro, a partir das 9 horas, no auditório da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis. Também haverá transmissão on-line pelo Teams.
O seminário é promovido pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA)/CEAF em conjunto com o Comitê Permanente Nacional de Fomento à Atuação Resolutiva - CONAFAR e com a Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público, ambos do CNMP.
Iluminados por Marcelo Pedro Goulart, o principal objetivo é reafirmar a cultura institucional da resolutividade como padrão ético e jurídico de atuação dos membros do MP.
Os interessados em participar devem se inscrever pelo CEAF Virtual. O público externo deve fazer o cadastro no site pela opção Nova conta na página principal do portal, confirmar o Termo de Uso do Portal - CEAF Virtual e, depois, acessar este link. Os colaboradores do MPSC podem encontrar o curso pelo mesmo endereço, acessando o portal com o login e a senha da Rede MPSC.
Ao final do evento, os participantes receberão um certificado de 7 horas-aula.
Confira a programação, que contará com a presença do Conselheiro Antônio Edílio Magalhães Teixeira na mesa de abertura.
A primeira palestra do dia terá como tema a resolutividade no Ministério Público e será conduzida pelo Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Gregório Assagra de Almeida.
Em seguida, será apresentada a estruturação do CNMP para o fomento, capacitação e aferição da resolutividade, envolvendo a atuação conjunta do CONAFAR, Unidade NAcional de Capacitação e Corregedoria Nacional. Falarão sobre esses temas o Procurador da República e secretário do CONAFAR, Alessander Wilkson Cabral Sales, a Promotora de Justiça no Estado do Tocantins Munique Teixeira Vaz e o Promotor de Justiça Viníciu Menandro Evangelista de Souza.
À tarde, a Promotora de Justiça do MPSC Analú Librelato Longo, ao lado da Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo Sirleni Fernandes da Silva e do Promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte Marcus Aurélio de Freitas Barros, abordarão a resolutividade extrajudicial.
Para finalizar, um painel sobre resolutividade judicial contará com a exposição da Promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Lenna Luciana Nunes Daher, do Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul Ricardo Schinestsck Rodrigues e do Procurador Regional da República na 4ª Região Alexandre Amaral Gravonski.
Reunião presencial do CONAFAR
Na véspera do Seminário (06/12), acontece a reunião presencial do CONAFAR (Comitê Permanente Nacional de Fomento à Atuação Resolutiva do Conselho Nacional do Ministério Público). O encontro acontece a cada três meses e tem como objetivo alinhar as estratégias de atuação do Comitê.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente