3ª Promotoria de Justiça de Laguna promove capacitação sobre o Protocolo PISC
A 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Laguna, com apoio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor (CDH), promoveu uma capacitação sobre o Protocolo de Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência no Estado de Santa Catarina (PISC). O evento de capacitação das equipes interprofissionais que prestam serviços à pessoa idosa aconteceu na última quinta-feira (11/04), em Laguna. A Coordenadora do CDH, Promotora de Justiça, Ana Luisa de Miranda Schlichting e a Assistente Social, Daniele Beatriz Manfrini estiveram no evento e falaram sobre os direitos da pessoa idosa e estratégias de articulação.
Segundo a Promotora de Justiça Bruna Gonçalves Gomes, o evento realizado serviu para capacitar "toda a rede que atua na defesa dos direitos da pessoa idosa", promovendo a conscientização sobre as diferentes formas de violência e como identificá-las. "Tudo isso vai contribuir para que os municípios de Laguna e Pescaria Brava desenvolvam o seu trabalho na defesa da pessoa idosa, de forma articulada e buscando a eficiência dos atendimentos", disse a Promotora de Justiça.
A Coordenadora do CDH, Promotora de Justiça, Ana Luisa de Miranda Schlichting, destacou que a capacitação "sobre o protocolo PISC é uma oportunidade para troca de experiências e planejamento das ações. Levamos conteúdo mas, mais do que isso, provocamos a reflexão de todas as pessoas que atuam na defesa dos direitos da pessoa idosa para que suas ações sejam sempre pautadas com respeito à autonomia e à vontade deste grupo populacional."
A psicóloga da Polícia Civil, Gisela Goesenheimer, ressaltou a importância do conhecimento do Protocolo para as situações de atendimento à pessoa idosa. "Precisamos desses momentos para poder se conhecer e ter esses parâmetros de encaminhamento para uma maior efetividade nos atendimentos. E, também, para que a gente possa proporcionar, de alguma forma, uma melhor qualidade de vida para as pessoas idosas."
Outra participante da capacitação, a assistente social Vanessa Fernandes, destacou a importância do conhecimento das atribuições do Protocolo PISC para prestar apoio a uma população idosa em crescimento - o que gera uma maior demanda e maiores desafios aos atendimentos. "A capacitação foi muito esclarecedora e, com certeza, esse conhecimento será aplicado em uma boa parte do trabalho", comentou.
O que são as capacitações?
A capacitação das equipes interdisciplinares que prestam serviços à pessoa idosa é considerada uma estratégia de prevenção à violência e atenção integral da pessoa idosa, sendo requisito básico para o atendimento qualificado e humanizado. Portanto, a educação permanente dos integrantes da Rede PISC é compreendida como um eixo transversal e basilar de todo o processo de implementação e de avaliação periódica do Protocolo PISC.
O Protocolo PISC
O Protocolo PISC é um documento criado com o objetivo de servir como referência a todos os 295 municípios de Santa Catarina na prevenção e atendimento a pessoas idosas que sofreram agressões. A proposta é que cada localidade adeque o protocolo de acordo com a sua realidade socioeconômica e político-cultural em que os serviços de proteção à pessoa idosa estão postos. Para que esse marco referencial realmente se converta em políticas públicas nos municípios, o Protocolo PISC fornece um material com instruções teóricas e práticas.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente