Inscrições para o curso EAD com foco em acessibilidade vão até 30 de março
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) convida os profissionais das áreas de engenharia e arquitetura das Prefeituras e órgãos públicos do Estado de Santa Catarina para participar, de forma gratuita, da terceira turma do curso de ensino a distância (EAD) sobre acessibilidade em vias públicas e edificações. O curso acontecerá entre os dias 3 de abril e 15 de maio, tendo carga horária de 40 horas-aula. Serão ofertadas 60 vagas.
Os interessados em participar do curso deverão preencher formulário de inscrição entre até quinta-feira, 30 de março, clicando aqui!
O objetivo do curso é capacitar arquitetos, engenheiros e técnicos em edificações para a análise das normas que tratam da acessibilidade arquitetônica em prédios públicos e privados de uso coletivo, edificações multifamiliares e no meio urbano. O procedimento de avaliação do atendimento de tais exigências na ocasião da aprovação dos projetos arquitetônicos e fiscalização de obras públicas e particulares também serão assuntos abordados.
A capacitação, que já está em sua terceira edição, é resultado da crescente demanda por aperfeiçoamento dos profissionais quanto às regras de acessibilidade e também devido à necessidade de garantir ambientes acessíveis a todos os cidadãos.
O acesso à internet é requisito indispensável para a participação, já que o curso será realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MPSC (Plataforma Moodle), no qual os inscritos poderão ter acessar os conteúdos, participar de debates nos fóruns virtuais (quando houver) e realizar atividades avaliativas obrigatórias para a expedição do certificado, que será encaminhado digitalmente a todos aqueles que concluírem o curso satisfatoriamente. O curso contará, ainda, com a tutoria de um profissional especializado do quadro de servidores do MPSC, para esclarecer dúvidas aos participantes e conduzir as atividades no ambiente virtual.
Além disso, o Ministério Público ressalta que inscrições de estagiários ou outros colaboradores que não pertençam ao público-alvo não serão aceitas e que será reservada, prioritariamente, uma vaga por município (visando obter maior capilaridade de pessoal qualificado no Estado), deferida por ordem de inscrição dos interessados.
A aprovação dos inscritos é requisito para a destinação de novas vagas a outros profissionais do mesmo município/secretaria, razão pela qual é imprescindível que aqueles inscritos efetivamente finalizem as atividades nos prazos estabelecidos, sob pena de indeferimento da participação de novos profissionais oriundos do mesmo setor.
Encerrado o período de inscrição, será feita a triagem dos inscritos. Aqueles que tiverem solicitação de inscrição deferida para participar do curso receberão até o dia 31 de março um e-mail de confirmação com as instruções para acesso ao curso.
Mais informações:
Inscreva-se aquiCentro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Gerência de Capacitação
Telefone: (48) 3229-9328
E-mail: gecap@mpsc.mp.br
Promovendo Acessibilidade Espacial nos Edifícios Públicos
O Manual é fruto do trabalho conjunto conduzido pelo MPSC e cuja construção participaram diversos representantes de associações de pessoas com deficiências, funcionários e membros de órgãos públicos e de entidades profissionais
download ver no slide shareAcessibilidade nas escolas
Conheça o Programa que é voltado à difusão e à promoção dos direitos ao acesso espacial e às demais formas de inclusão social nos estabelecimentos educacionais, públicos e privados do Estado de Santa Catarina. Veja dicas e conheça as terminologias adequadas.
SAIBA MAIS FOLDER DO PROGRAMA
Saiba Mais sobre o Ministério Público e a Pessoa com Deficiência
Em nosso canal no YouTube você encontra vídeos sobre acessibilidade e os direitos das pessoas com deficiência.
Últimas notícias
09/01/2026Com tradução para três idiomas estrangeiros, MPSC busca ampliar acesso a cartilha sobre direitos das mulheres em situação de violência
07/01/2026MPSC consegue aumento de pena para homem que tentou matar ex-companheira na frente dos filhos
07/01/2026Protocolo “Não é não” entra em campo: combate à violência contra mulheres chega aos estádios catarinenses
07/01/2026MPSC requisita informações a órgãos da saúde e meio ambiente para apurar qualidade sanitária das praias da Capital
07/01/2026Como requerido pelo MPSC, gratificação a Advogados e Procuradores do Legislativo de Florianópolis é declarada inconstitucional e deixa de ser paga
06/01/2026Aviso de pauta: Protocolo “Não é Não” será implementado no jogo entre Avaí e Barra, pela primeira rodada do Campeonato Catarinense
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
26/11/2025GAECO/MPSC deflagra operação “Carga Oca” para investigar fraudes em fornecimento de material tipo macadame à SEURB entre 2022 e 2024
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil