Projeto do MPSC articulou a criação de Procon no Município de Taió
A Promotoria de Justiça da Comarca de Taió, por meio do projeto "Criação e fortalecimento dos Procons municipais", do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), conseguiu articular a implantação do Procon no Município de Taió.
Agora, os cidadãos irão ter acesso a um órgão que atua na defesa do consumidor, o que fortalecerá a proteção dos direitos individuais dos consumidores no município.
O Promotor de Justiça Marco Antonio Frasseto atuou na criação do Procon em Taió. A implantação do órgão é resultado de um procedimento administrativo instaurado pela Promotoria de Justiça da Comarca de Taió e do contato frequente com a administração municipal. "Apesar dos atrasos causados pela pandemia e pela troca de gestão municipal neste ano, o Ministério Público manteve contato frequente com o Município, por meio de um procedimento administrativo instaurado para tal fim, objetivando a efetivação e a instalação do órgão municipal", avalia.
Frasseto ressalta que, na primeira semana de funcionamento, o órgão já está recebendo os consumidores para auxiliar na resolução de problemas. O Promotor conta que o Procon "já está recebendo demandas de consumidores locais que tenham sido lesados na aquisição de algum produto ou serviço defeituoso ou viciado. Trata-se de um importante órgão de proteção aos direitos dos consumidores e uma importante ferramenta para que eventuais abusos de fornecedores sejam coibidos".
A Promotoria apresentou as informações necessárias e esclareceu as dúvidas da gestão municipal para a instalação do Procon. O Promotor explica que o novo órgão é um grande avanço para o município e que houve uma forte atuação do MPSC no processo. "É uma grande conquista para o Município de Taió que contou com a participação efetiva do Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Taió e do Centro de Apoio Operacional do Consumidor com o programa `Criação e Fortalecimento dos Procons municipais'".
O projeto "Criação e fortalecimento dos Procons municipais" é prioridade do MPSC na área do consumidor, de acordo com seu Plano de Geral de Atuação 2020-2021. O objetivo é que os municípios-sede de comarca que ainda não criaram o Procon implantem o órgão. O projeto é uma ação do Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO).
Por meio de reuniões, o projeto auxilia as administrações municipais a instalarem o órgão com a apresentação de informações técnicas, estatísticas e modelos de documentos necessários.
O Promotor da comarca tem um papel ativo nessa articulação, que visa sensibilizar os gestores locais sobre a importância de garantir o atendimento ao consumidor nos municípios.
Rádio MPSC
Ouça o Promotor de Justiça Marco Antônio Frasseto, que destaca a importância da iniciativa para a criação do órgão no município.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente