Transformação digital e governança de dados do MPSC é referência para o Planejamento Estratégico do CNMP
Nos dias 15 e 16 de fevereiro, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recebeu a Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para apresentar projetos de sucesso na área da inovação digital. Na primeira reunião, o Procurador-Geral de Justiça do MPSC, Fernando da Silva Comin, assinou, ainda, o Termo de Adesão e Cooperação ao Planejamento Estratégico Nacional 2020-2029 do CNMP. "A missão do CNMP é identificar as melhores práticas e processos para contribuir na construção de ferramentas de gestão", disse Comin.
Segundo o Presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, o Conselheiro Nacional do Ministério Público Moacyr Rey Filho, já aderiram ao PEN 2020-2029, os MPs do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Acre, Piauí, Paraíba e Roraima, e agora a adesão pelo MPSC é motivo de orgulho por ser o primeiro termo de adesão e cooperação assinado em sua gestão como Presidente.
Na ocasião, o Subprocurador-Geral para Assuntos de Planejamento e Inovação do MPSC, Promotor de Justiça Luciano Trierweiller Naschenweng, lembrou que o Planejamento Estratégico representa a definição de objetivos institucionais de médio e longo prazo. Durante dez anos (2012-2022), o Planejamento Estratégico vigente no MPSC mostrou-se um direcionador consistente e coerente, que oportunizou o aprimoramento dos serviços prestados pela instituição.
"Tendo em vista o encerramento do atual Planejamento Estratégico em 2022, entendeu-se oportuna a adesão ao Planejamento Estratégico Nacional (PEN-MP 2020-2029), visto que a consultoria e implantação pela equipe da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP representa um baixo custo para a instituição e atualmente o MPSC atende a 62% das ações prioritárias do Planejamento Nacional, com resultados definitivos ou preliminares vinculadas à estratégia nacional", disse Naschenweng.
Participaram também dessa visita institucional do CNMP, os Conselheiros Jaime de Cassio Miranda e Engels Augusto Muniz.
Projetos de sucesso do MP catarinense
O Coordenador do Núcleo de Inovação do MPSC, Promotor de Justiça Guilherme André Pacheco Zattar, lembrou aos participantes que o investimento em ciência de dados no MP catarinense já tem mais de uma década e que especialmente nos últimos anos ganhou ainda mais força com iniciativas como o ImpulsoLab, que busca soluções para o banco de dados da instituição, e com o programa Transformação MP, que possibilita que ações e estratégias exitosas sejam replicadas entre as Promotorias de Justiça.
O programa Transformação MP pretende fomentar, padronizar e compartilhar projetos que tragam resultados à sociedade, como explicou o Coordenador do Projeto de Gestão Administrativa das Promotorias de Justiça (GesPro), Promotor de Justiça Alexandre Carrinho Muniz. O Coordenador afirmou, ainda, que, por outro lado, as Promotorias de Justiça contam com o auxílio na gestão, organização, padronização e uso dos sistemas, fazendo com que o trabalho possa fluir melhor e a qualidade do ambiente seja positiva.
A visita contou também com a apresentação do case de uso de dados no suporte da atuação finalística pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ). A apresentação foi conduzida pelo Coordenador do CIJ, Promotor de Justiça João Luiz de Carvalho Botega. "Tive a oportunidade de apresentar ao CNMP alguns projetos do CIJ que se utilizam das plataformas de business intelligence como estratégia de apoio à tomada de decisão, diretamente no Centro de Apoio ou pelas Promotorias de Justiça. Esses painéis, quando elaborados com propósitos específicos dentro de um programa mais amplo, fomentam o uso de evidências na execução das políticas públicas, gerando resultados e entregas efetivas para a sociedade. No caso, apresentei o projeto de fortalecimento do sistema socioeducativo, que gerou o encerramento das filas de espera em Santa Catarina, e o programa de monitoramento dos planos de educação, que tem qualificado as discussões dessa importante política pública em todo o estado", relatou.
No término da visita, a comitiva seguiu entusiasmada com o que encontrou no MP catarinense. "O MP de Santa Catarina já vem desenvolvendo a metodologia de atuação e capacidade de que cada colega do MP tem de se transformar num gestor da sua Promotoria na área-meio e, sobretudo, na fiscalização de áreas-fins. Nisso o MP daqui já vem avançando muito, por isso é uma referência para o CNMP", finalizou o Presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP.
Últimas notícias
06/01/2026Aviso de pauta: Protocolo “Não é Não” será implementado no jogo entre Avaí e Barra, pela primeira rodada do Campeonato Catarinense
24/12/2025Réus são condenados em Mondaí por matar um homem e abandonar corpo na calçada
23/12/2025Operação “Não se mexe”: Promotoria de Justiça recorre para converter tornozeleira em prisão preventiva de suspeito de desvio milionário em Joaçaba
20/12/2025MPSC questiona trecho da Lei que aumentou os salários dos Secretários Municipais de Joinville
20/12/2025Atuação da Promotoria de Justiça resulta em operação policial contra investigado por desvio milionário em Joaçaba
19/12/2025MPSC encerra 2025 com atuação ampliada na defesa da sociedade catarinense
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
26/11/2025GAECO/MPSC deflagra operação “Carga Oca” para investigar fraudes em fornecimento de material tipo macadame à SEURB entre 2022 e 2024
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil