Trabalhando Juntos forma primeira turma de jovens aprendizes em Lages
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o Centro Integrado Empresa-Escola (CIEE) formaram a primeira turma do projeto Trabalhando Juntos em Lages. A Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude e a instituição de ensino entregaram diplomas de conclusão de curso para 38 jovens aprendizes. O evento aconteceu na sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Lages.
O Promotor de Justiça Giancarlo Rosa Oliveira desejou sucesso aos aprendizes e falou sobre a importância do curso. "As desigualdades existentes na nossa sociedade geram barreiras que nos impedem de atingir resultados efetivos, mas vocês se colocaram à disposição do processo e, acreditem, isso vai muito além da percepção que vocês têm hoje", disse ele.
Os formandos são de Lages e São José do Cerrito. Eles participaram do curso durante o mês de julho e aprenderam conceitos sobre ética, cidadania, crescimento pessoal e postura profissional. Foram 20 encontros dirigidos pelo Professor e Orientador Gleno Pavanello. "Vou dar mais um conselho para vocês: façam com amor e façam a diferença".
Katiane de Oliveira de Jesus, de 17 anos, foi a oradora da turma. Ela agradeceu o MPSC e o CIEE pela oportunidade. "O curso foi incrível, aprendemos coisas para o resto das nossas vidas e conhecemos muitas pessoas legais. Foi muito bom participar, de verdade".
Vários jovens já fizeram entrevistas em empresas e estão aguardando uma resposta. Outros, porém, já foram chamados. Carlos Eduardo Ribeiro da Silva, de 16 anos, vai começar a jornada profissional em um supermercado. "O curso foi bem interessante, nos ensinou muitas coisas sobre o trabalho, e agora é se dedicar bastante".
Edvaldo da Silva, de 17 anos, por sua vez, foi contratado por uma indústria de máquinas e implementos agrícolas. Ele vai começar como auxiliar administrativo e pretende seguir carreira na empresa. "Estou um pouco ansioso, mas muito feliz. Preciso agarrar essa oportunidade".
Vale ressaltar que o Trabalhando Juntos foi lançado em Lages no final de junho, durante uma audiência pública que reuniu vários empresários. O evento acabou impulsionando a abertura de centenas de vagas para jovens aprendizes.
Saiba mais
O MPSC criou o Trabalhando Juntos para capacitar adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. O projeto já ajudou milhares de catarinenses a conseguir o primeiro emprego. O Trabalhando Juntos é realizado em parceria com instituições qualificadoras, prefeituras municipais e empresas privadas, Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho.
Rádio MPSC
Ouça o MPSC Notícias com o Promotor de Justiça na área da Infância e Juventude da Comarca de Lages, Giancarlo Rosa Oliveira.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente