21.09.2007

Seminário integra MPSC para debater estratégias de combate ao crime organizado

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) realizará, entre os dias 13 e 14 de setembro, o seminário "Crime organizado e Ministério Público: estratégias de combate". A iniciativa tem como finalidade demarcar uma nova sistemática de atuação criminal do MPSC, que reorganizou o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (GECOC) e criou os Grupos Especiais de Combate ao Tráfico Ilícito de Drogas (GECOT).

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) realizará, entre os dias 13 e 14 de setembro, o seminário "Crime organizado e Ministério Público: estratégias de combate". O evento ocorrerá no auditório Promotor de Justiça Luiz Carlos Schmidt de Carvalho, no 1° andar, da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis. A iniciativa tem como finalidade demarcar uma nova sistemática de atuação criminal do MPSC, que reorganizou o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (GECOC) e criou os Grupos Especiais de Combate ao Tráfico Ilícito de Drogas (GECOT).

"O seminário vai contribuir ainda para o aperfeiçoamento dos Promotores de Justiça que atuam na área criminal. E é evidente que isso vai desaguar no combate efetivo ao tráfico de drogas no Estado, com melhores resultados para a sociedade", afirma o Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (CCR) do MPSC, Promotor de Justiça Andrey Cunha Amorim.

O evento terá início às 19 horas, nesta quinta-feira (13.9), com os pronunciamentos do Procurador-Geral de Justiça de Santa Catarina, Gercino Gerson Gomes Neto, e do ex-Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul e atual Presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), Roberto Bandeira Pereira. A abertura terá ainda palestra, às 20 horas, sobre o tema "O Ministério Público, combate às organizações criminosas e atividade de inteligência criminal", com o Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e ex-Secretário-Geral do GNCOC, Denílson Feitosa Pacheco.

A palestra de Pacheco, na abertura, e a palestra do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Dipp, às 10 horas do dia 14 de setembro, poderão ser acompanhadas pela imprensa, caso haja interesse (confira programação abaixo). Dipp vai falar sobre "Organizações criminosas e mecanismos de investigação".

O seminário é organizado pelo Centro de Apoio Operacional Criminal (CCR), em conjunto com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do Ministério Público, com apoio da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), e tem sua programação voltada ao aperfeiçoamento dos Procuradores e Promotores de Justiça. Além dos membros do MPSC, participarão do evento, como convidados, magistrados, Policiais Federais, Civis, Militares, Rodoviários, Procuradores da República e representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Saiba mais:
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC