Secretaria da Saúde apresenta ao MPSC as ações desenvolvidas para solucionar demandas apontadas pelas Promotorias de Justiça
Como forma de estabelecer um diálogo mais eficiente com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), com vistas a promover mais resolutividade e menos judicialização das demandas encaminhadas pelas Promotorias de Justiça, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) estabeleceu um fluxo direto de comunicação com a pasta estadual. A partir de um levantamento realizado pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública, reunindo os procedimentos iniciados nas Promotorias de Justiça, a SES apresentou nesta segunda-feira (15/7) um relatório com as ações e medidas adotadas para resolver as questões.
O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, destacou que o principal objetivo é fortalecer o diálogo entre as instituições, o que trará mais agilidade e eficiência na resolução dos problemas. Ele também mencionou a importância de avançar na criação de um decreto que permita a resolução de conflitos de forma extrajudicial, assunto já discutido com o governador Jorginho Mello.
"Queremos estreitar a comunicação e buscar alternativas para as demandas urgentes na área da Saúde, respeitando a independência do órgão estadual. Hoje temos mais de 170 procedimentos instaurados pelas Promotorias de Justiça em análise e precisamos avançar. Por isso, considero de grande importância esse fluxo direto de trabalho entre a SES e o MPSC", disse Trajano.
O Procurador-Geral do Estado, Márcio Vicari, revelou que em breve será editado decreto estadual que vai permitir a celebração de acordos e convênios com o Ministério Público. "Precisamos evitar a judicialização dessas demandas, estamos trabalhando para que logo possamos resolver essas questões por meio de acordos para autocomposição", afirmou.
Acesso à informação
A apresentação da Secretaria da Saúde ficou por conta do Secretário Diogo Demarchi Silva, que enalteceu a iniciativa do MPSC e reconheceu a necessidade de se estabelecer, dentro do órgão, uma governança para tratar com mais atenção as demandas de instituições como o MP e o TCE.
"Precisamos ser mais proativos, organizando esses processos e criando um cronograma mais efetivo de respostas. A SES reconhece a importância das questões levantadas pelos Promotores de Justiça, por isso assume o compromisso de abordar os temas de forma cada vez mais eficaz e responsável", destacou.
O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública (CSP), Promotor de Justiça Douglas Roberto Martins, explica que o principal anseio dos membros do Ministério Público é pelo acesso à informação. Segundo ele, com o retorno da Secretaria da Saúde em relação às ações que estão em curso, as Promotorias de Justiça poderão analisar de forma mais eficiente e compreender os casos com mais clareza. Martins será responsável por intermediar a comunicação entre a SES e os membros do MP.
"O fluxo direto de informações vai proporcionar mais resolutividade às questões levantadas pelas Promotorias de Justiça e uma melhor análise acerca das soluções. Vamos organizar uma edição do programa MP na Prática para colocarmos os membros do MPSC diretamente em contato com o Secretário da Saúde, como forma de facilitar ainda mais esse processo de comunicação direta", disse.
Nos próximos dias, o CSP e o Núcleo de Incentivo Permanente à Autocomposição (NUPIA) levarão ao conhecimento das respectivas Promotorias de Justiça, as informações prestadas pelo Secretário de Estado da Saúde sobre os procedimentos e processos em curso, para análise e avaliação sobre medidas possíveis para a resolução extrajudicial das demandas.
Participaram da reunião o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano; o Procurador-Geral do Estado, Márcio Vicari; o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva; o Promotor de Justiça, Douglas Roberto Martins; a coordenadora do Núcleo de Incentivo Permanente à Autocomposição (NUPIA), Promotora de Justiça Analú Librelato Longo; o Assessor de Gabinete da SES, Yuri Goes de Souza e o Consultor Jurídico da SES, Eduardo Wagner.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente