Rede Piá une MPSC, 66 universidades e Governo do Estado na conversão de caça-níqueis em computadores para alunos da rede pública
"O projeto Rede Piá é muito mais que um projeto de inclusão digital. É um programa de inclusão social e de combate à exploração do jogo de azar", afirmou o Procurador-Geral de Justiça, durante o evento. Gercino também enfatizou que antes da repressão interessa ao Ministério Público a parceria para a solução de conflitos. "Um bom acordo sempre é melhor que uma demanda, porque resulta em encontro de vontades, frutifica mais que uma demanda judicial", afirmou o Procurador-Geral de Justiça.
Para o Professor Antônio Milioli, Presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), a iniciativa do MPSC vai minimizar a exclusão digital. "Não conheço Estado, País ou Município que se desenvolva sem educação de qualidade", disse Milioli. O Professor Ariovaldo Bolzan, Vice-Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), também enalteceu o projeto. "A UFSC está sempre disposta a contribuir e a estabelecer parcerias com as co-irmãs, como o sistema ACAFE", completou.
Iniciativa
A Rede Piá é iniciativa do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ) e do Centro de Apoio Operacional Criminal (CCR), ambos do Ministério Público de Santa Catarina. A partir do Termo de Cooperação, os Promotores de Justiça em todas as Comarcas do Estado poderão estabelecer parceria com as universidades filiadas ao Sistema Acafe e à AMPESC. Cerca de três mil máquinas caça-níqueis que foram apreendidas em operações para combater a contravenção penal no Estado poderão ser utilizadas pela Rede Piá.
O projeto pioneiro no Estado foi iniciado pelo Promotor de Justiça Alex Sandro Teixeira da Cruz, na Comarca de Criciúma, no início de 2007, em parceria com a SATC, instituição de ensino ligada ao Sindicato Carbonífero. As máquinas adaptadas pelos alunos da SATC oferecem jogos educativos que auxiliam na alfabetização, no aprendizado da matemática, de ciências, entre outras áreas. As caça-níqueis que serão convertidas terão as mesmas ferramentas dos computadores do mercado.
Custeio
A conversão dos equipamentos será custeada com a parceria de entidades que queiram aderir à Rede Piá, e também pelos recursos arrecadados em transações penais. O contraventor que é flagrado explorando caça-níquel recebe do Promotor de Justiça uma proposta de transação penal, espécie de acordo previsto na legislação. Se aceitá-lo, se livra da denúncia criminal, mas em troca deverá pagar multa que reverta em algum benefício à sociedade. A proposta da Rede Piá é que parte da multa a ser proposta pelo Promotor de Justiça consista no pagamento de alguns acessórios para a conversão.
- "Esse projeto demonstra o quanto podemos ganhar quando unimos a inteligência para o bem comum. Antes da repressão nos interessa a parceria para solução de conflitos. Um bom acordo sempre é melhor que uma demanda porque resulta em encontro de vontades. Esse projeto demonstra a posição firme do MPSC em combater o jogo de azar".
Gercino Gerson Gomes Neto, Procurador-Geral de Justiça
- "Nós representamos 63% dos alunos de graduação do Estado. Ajudamos o Estado a ter o maior Índice de Desenvolvimento Humano da União. A atitude do Ministério Público vai minimizar a exclusão digital. Esse projeto mostra uma outra face do MPSC. A sociedade em geral acha que o Ministério Público está para punir. Essa outra face nos enche de esperança. Não conheço Estado, País ou Município que se desenvolva sem educação de qualidade".
Professor Antônio Miolli Filho, presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE)
- "Aplaudimos a iniciativa do MPSC. O Reitor Lúcio José Botelho pediu para dizer que a UFSC está sempre disposta a contribuir e a estabelecer parceiras com as universidades co-irmãs, como o sistema ACAFE".
Professor Ariovaldo Bolzan, Vice-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- "Esse projeto é genial. Todo o sistema produtivo e a população em geral devem abraçá-lo se quiserem uma sociedade mais justa para o futuro. Também estamos preocupados com a inclusão social".
Alaor Tissot, Presidente da SC Parcerias e representante do Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira
Representantes do Ministério Público de Santa Catarina, do Governo do Estado e de 66 Universidades firmaram parceria |
A estudante Ana Paula Pereira, 11 anos, estudante da 5ª série de escola estadual, testa computador montado a partir de caça-níquel |
Professor Juarez Bento da Silva, da Unisul, apresentou projeto e destacou a simplicidade da transformação do equipamento |
Últimas notícias
01/04/2026Homem tenta matar vítima com facadas e é condenado por tentativa de homicídio em Jaguaruna
01/04/2026MPSC reestrutura o POA e amplia atuação na regularização de cadeias produtivas
01/04/2026GAECO deflagra Operação Thánatos que apura esquema de corrupção envolvendo servidores da saúde e empresa funerária na Serra catarinense
31/03/2026Mais de 21 anos de prisão para ex-corretor de imóveis denunciado pelo MPSC por aplicar golpes em Penha
31/03/2026MPSC obtém liminar para frear alterações fragmentadas e irregulares na legislação urbanística de Palhoça antes de revisão do Plano Diretor
31/03/2026Recomendação do MPSC leva Município de Celso Ramos a revogar lei sobre contratações temporárias
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste