Quase dez anos depois de abandonar o filho recém-nascido para a morte em Santa Cecília, mulher é condenada por homicídio
Durante o período de espera da comunidade por uma resposta, todos os Promotores de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina que passaram pela comarca batalharam para que a mulher fosse submetida ao Tribunal do Júri, que finalmente aconteceu na semana passada. A pena foi fixada em seis anos de reclusão.
No início de 2017, moradores de Santa Cecília, no Meio-Oeste, encontraram um bebê morto em um terreno baldio. As investigações revelaram que ele havia sido abandonado no local pela própria mãe logo após nascer. A mulher foi denunciada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) por homicídio, qualificado por recurso que dificultou a defesa da vítima, pois esta não tinha qualquer possibilidade de se salvar.
Durante vários anos a comunidade esperou por uma resposta, tendo que conviver com a sensação de impunidade. Nesse contexto, todos os Promotores de Justiça do MPSC que passaram pela comarca ao longo do período batalharam para que a mulher fosse submetida ao Tribunal do Júri pelo crime.
O julgamento finalmente aconteceu na última quinta-feira (11/6). Coube ao Promotor de Justiça Rafael Scur do Nascimento, que chegou a Santa Cecília há três meses, o papel de sustentar a acusação e pedir a condenação da ré. A decisão final coube aos jurados, que afastaram a qualificadora do recurso que dificultou a defesa da vítima e reconheceram a prática de homicídio simples.
O fato de a ré ter confessado o crime atenuou a pena, que, por fim, foi fixada em seis anos de prisão em regime semiaberto. Ela ganhou o direito de recorrer da sentença em liberdade. Vale ressaltar que os laudos periciais excluíram a possibilidade de o crime ter sido cometido durante o estado puerperal, condição relacionada às alterações físicas e psíquicas que podem ocorrer após o parto e que, em determinadas situações, comprometem a capacidade de discernimento da mulher.
O Promotor de Justiça Rafael Scur do Nascimento destaca que a condenação representa uma resposta à sociedade após anos de espera. “O resultado alcançado reflete o trabalho de todos os Promotores de Justiça que atuaram no caso ao longo desse período, sempre com o objetivo de levar os fatos ao conhecimento do Tribunal do Júri e buscar a aplicação da lei”, conclui.
Últimas notícias
15/06/2026Semana da TV: ACAERT reúne autoridades para demonstrar a nova geração da televisão brasileira
15/06/2026Prêmio Lume: escolas do Oeste recebem reconhecimento por boas práticas na educação
15/06/2026Junho Violeta: Equipe do NEAVIT Lages leva informação e acolhimento a usuários do Centro Dia do Idoso
15/06/2026Quase dez anos depois de abandonar o filho recém-nascido para a morte em Santa Cecília, mulher é condenada por homicídio
15/06/2026AVISO DE PAUTA: MPSC terá nova estrutura em Araquari
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste