Promotorias de Justiça firmam ajuste de conduta com setor de fruticultura e órgãos ambientais no dia 11
O Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e os Promotores de Justiça com atuação na área assinam, no dia 11 de setembro, termos de Ajustamento de Conduta com órgãos ambientais e fruticultores de oito Comarcas do Estado: Joaçaba, Caçador, Fraiburgo, Tangará, Lebon Régis, Videira, Papanduva e Taió. A solenidade será realizada às 10 horas, na sala de reuniões do CME, no 2° andar da Procuradoria-Geral de Justiça (Rua Bocaiúva, 1.750, Centro, Florianópolis).
O compromisso consiste na segunda etapa da proposta de adequação das propriedades agrícolas do setor à legislação ambiental. O primeiro termo de ajustamento de conduta (TAC) previa medidas iniciais para o licenciamento ambiental das atividades junto à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma), que agora deve ser renovado. O primeiro resultado foi a obtenção do licenciamento por 350 propriedades. A iniciativa integra o programa de proteção dos mananciais desenvolvido pelo Ministério Público, denominado Água Limpa .
Nesta segunda etapa os agricultores deverão dar continuidade às medidas para a proteção, reparação do dano e renovação do licenciamento ambiental, além da adequação das propriedades já implantadas à legislação ambiental e sanitária, por meio da realização de um diagnóstico da situação e da elaboração de um Plano de Viabilização da Propriedade. Dados apurados pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente mostram que a fruticultura em Santa Catarina é caracterizada em sua maior parte por pequenas propriedades e que 1.904 produtores dependem da atividade, na qual empregam 72.250 pessoas, direta ou indiretamente.
Celebram o TAC o Coordenador-Geral do CME, Procurador de Justiça Jacson Corrêa, o Coordenador do CME, Promotor de Justiça Luciano Trierweiller Naschenweng, além dos Promotores de Justiça das respectivas Comarcas, o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado, José Zeferino Pedroso, o Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), Pierre Nicolas Pérès, o Secretário do Estado do Desenvolvimento Sustentável, Sérgio Silva, o Presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), Athos de Almeida Lopes, e o Presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma), Fernando Melquíades Elias Júnior.
"Quando os fruticultores forem requisitar o licenciamento ambiental, deverão assinar um termo de adesão ao TAC, tornando-se solidariamente responsáveis pelos compromissos pactuados. Somente assim poderão usufruir dos prazos e condições estabelecidos no ajuste", explica o Coordenador-Geral do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Procurador de Justiça Jacson Corrêa.
Últimas notícias
19/11/2025MPSC garante condenação de integrante de facção a 19 anos por homicídio qualificado
19/11/2025Exposição “Tramas e Formas” é inaugurada na Biblioteca do MPSC
19/11/2025“Mais dignidade”: com atuação do MPSC, banheiros públicos em Criciúma passarão a ser acessíveis para pessoas ostomizadas
20/11/2025Ministros do TSE discutem Direito Eleitoral em Congresso Catarinense
19/11/2025MPSC atua para eliminar riscos à saúde por uso indevido de agrotóxicos em morangos
19/11/2025MPSC aciona empresa do setor de moda on-line por manter consumidores sem informação após falência
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente