Promotora de Justiça leva conscientização sobre combate à violência doméstica para 260 estudantes no Oeste catarinense
Neste Agosto Lilás, mês temático de conscientização sobre o combate à violência doméstica, a Promotora de Justiça Daniela Böck Bandeira ministrou palestras sobre o tema para cerca de 260 estudantes do oitavo e do nono ano do ensino fundamental. Os alunos pertencem a quatro escolas localizadas nas cidades de Princesa, Guarujá do Sul e São José do Cedro, sendo que uma das instituições fica no Centro e outra no interior do município, na Linha Padre Réus.
A realização das palestras faz parte do projeto "Audiência de Acolhimento e Proteção das Vítimas de Violência Doméstica: escutar para acolher; entender para proteger", capitaneado pela Promotoria de Justiça.
O objetivo da iniciativa foi transmitir informações e promover a conscientização sobre a violência doméstica, utilizando vídeos para facilitar o entendimento dos alunos.
"Abordamos o ciclo da violência, as formas de romper com esse ciclo, além de orientações sobre como identificar relacionamentos abusivos e maneiras de ajudar mulheres nessa situação. Considerando que esses jovens, com idades entre 13 e 15 anos, estão começando a vivenciar seus primeiros relacionamentos amorosos, eles representam o futuro no combate à violência de gênero, tornando fundamental que tenham acesso a esse conhecimento desde cedo", explica a Promotora de Justiça.
Em outubro, a integrante do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) irá ministrar outras palestras sobre o tema, desta vez para estudantes do ensino médio.
Audiência de Acolhimento das Vítimas de Violência Doméstica A iniciativa, coordenada pela Promotoria de Justiça de São José do Cedro, leva informação qualificada a mulheres vítimas de violência doméstica.
Logo após a ocorrência, Policiais Militares explicam a atuação do MPSC nesses casos e informam, por meio de um QR Code, o contato telefônico da Promotoria de Justiça.
A partir de então, a mulher é convidada ao órgão, onde terá a oportunidade de ser ouvida e receber orientações em um espaço seguro e acolhedor. Outros locais da comarca, como viaturas, delegacias, postos de saúde e Centros de Referência de Assistência Social (CRAs), também receberam um cartaz informativo com o contato telefônico da Promotoria de Justiça. Além disso, o projeto tem um fôlder com informações sobre o fluxo de atendimento das vítimas de violência.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente