Primeira audiência pública do projeto MP vai às ruas reúne mais de 200 pessoas em Araranguá
Sempre que era levantado algum caso específico, já em andamento ou cuja atuação envolvia diretamente as suas respectivas áreas, os Promotores de Justiça da Comarca também respondiam diretamente ao público. Entre as questões que mais preocupam o público que compareceu à audiência, está o impacto ambiental da extração de carvão sobre os rios e mananciais da região, especialmente no Rio Araranguá.
Outro pedido feito na audiência, por vários participantes, pessoalmente ou por escrito, foi com relação à proteção das crianças e adolescentes. A maior preocupação é com a exposição ao tráfico de drogas. Gercino Gomes Neto esclareceu a forma de atuação do Ministério Público na defesa dos direitos da Infância e Juventude e salientou que o combate ao tráfico de drogas e a luta pela melhoria da qualidade do atendimento aos dependentes químicos são prioridades. Ele informou que o Plano Geral de Atuação (PGA) de 2011 do MPSC será norteado pela luta contra as drogas e enfatizou a preocupação com a expansão do crack no Estado.
QUESTIONAMENTOS ENCAMINHADOS
Já passavam das 22 horas quando a audiência foi encerrada. Ao terminar os trabalhos, o Procurador-Geral de Justiça salientou, mais uma vez, que todos os questionamentos serão encaminhados pelos Promotores de Justiça e o Ministério Público vai informar aos autores das denúncias o desdobramento de cada caso. Além disso, Gercino Gomes Neto anunciou que será feita uma nova audiência pública para a prestação de contas dos procedimentos adotados para buscar as soluções dos problemas apresentados.
Gercino fez questão de agradecer a participação e o empenho dos Promotores de Justiça de Araranguá, "que foram os primeiros a manifestar interesse pelo projeto, tão logo o "MP vai às ruas" foi anunciado internamente, na Instituição". O Chefe do MPSC também agradeceu a presença e o interesse do público e salientou que por ser a primeira audiência pública do projeto "esta noite foi de aprendizado e a experiência serve para o aperfeiçoamento das próximas audiências".
O "MP vai às ruas" é um novo projeto do MPSC para se aproximar ainda mais da sociedade e conhecer melhor suas dificuldades e as demandas comunitárias que impactam na atuação das Promotorias de Justiça, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A iniciativa foi lançada no dia 31 de agosto, em solenidade com a participação da imprensa, na Procuradoria-Geral de Justiça. "O Promotor de Justiça tem o dever de trabalhar e já trabalha com o Gabinete aberto para o público.Com esse projeto queremos nos aproximar ainda mais da sociedade indo diretamente onde as coisas ocorrem", esclarece Gercino.
PARTICIPAÇÃO
Participaram da audiência pública, também, o Promotor de Justiça Assessor da Corregedoria-Geral do MPSC, Marcelo Wegner, o Assessor Especial da Procuradoria-Geral de Justiça,Promotor de Justiça Alex Sandro Texeira da Cruz, e os Coordenadores dos Centros de Apoio Operacional Criminal, Promotor de Justiça César Augusto Grubba, e da Infância e Juventude, Promotora de Justiça Priscilla Linhares Albino (também coordenadora em exercício do Meio Ambiente).
De outras Comarcas, vieram os Promotores e Promotoras de Justiça Amélia Regina da Silva, de São Joaquim; Eduardo Paladino, Alan Rafael Warsch e Fabrício José Cavalcanti, de Criciúma; Marcionei Mendes, de Xanxerê; Marina Modesto Rebelo, de Capivari de Baixo; Fernanda Broering Dutra, de Braço do Norte; Cândida Antunes Ferreira, de Sombrio; e Marcio Gai Veiga, de Santa Rosa do Sul. Do Mato Grosso do Sul, enviado pelo Procurador-Geral de Justiça daquele Estado, Paulo Alberto de Oliveira, veio o Promotor de Justiça de Corumbá, Ricardo Mello Alves, para conhecer a iniciativa.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente