Operação Cabala: CyberGAECO participa de ação integrada para desarticular grupos criminosos especializados em fraudes cibernéticas e lavagem de dinheiro
Na manhã desta quarta-feira (9 de outubro), foi deflagrada operação que visa desarticular grupos criminosos responsáveis por praticar fraudes bancárias estruturadas e lavagem de capitais. A operação é desenvolvida de forma conjunta pelos Cybergaecos de Santa Catarina, São Paulo e Goiás.
Ao todo, seis mandados de prisão temporária e 59 mandados de busca e apreensão foram expedidos. As ordens requeridas pelo MPSC, pelo MPGO e pelo MPSP estão sendo cumpridas simultaneamente nos três estados (SC, GO e SP).
Em Santa Catarina, o cumprimento se dá em apoio à investigação conduzida pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Porto Belo, que mira o grupo estabelecido no território catarinense. As ordens judiciais, em Santa Catarina, foram expedidas pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Balneário Camboriú após requerimento do Ministério Público.
De acordo com as investigações, uma vulnerabilidade no sistema do controle de garantias de uma instituição financeira foi explorada pelos criminosos para a realização de transações fraudulentas por meio de contas cadastradas em nome de interpostas pessoas, popularmente conhecidas como "laranjas".
Os grupos criminosos também utilizavam dispositivos de cobrança vinculados a estabelecimentos comerciais fictícios para simular transações legítimas. Estima-se que aproximadamente R$ 3.5 milhões foram obtidos de forma ilícita pelos grupos e, após transações simuladas, reinseridos na economia em benefício dos criminosos.
Persecução Patrimonial
Atendendo ao requerimento do MPSC, a decisão judicial da Vara Regional de Garantias de Balneário Camboriú também determinou a indisponibilidade de ativos financeiros, bens imóveis, veículos e embarcações pertencentes aos suspeitos de integrarem o grupo criminoso que agia em Santa Catarina, bem como a proibição de movimentação de criptoativos, até o limite estabelecido pelo ganho ilícito auferido.
A investigação segue em segredo de justiça.
GAECO e CyberGAECO
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
O CyberGAECO é uma força-tarefa especializada, inserida na estrutura do GAECO, formada por integrantes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Polícia Penal, da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros Militar, para identificar, buscar prevenir e reprimir infrações penais praticadas em ambientes virtuais.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis