MPSC realiza palestras para orientar agricultores no combate ao comercio ilegal e o uso irregular de agrotóxicos
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em parceria com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa (Cidasc) e 3º Pelotão de Polícia Militar Ambiental de Rio do Sul, realizará duas palestras alusivas ao Programa Campo Limpo, nos dias 26 e 27 de julho, nas cidades de Imbuia e Ituporanga, respectivamente. Serão abordados temas relacionados ao uso, comércio e fabricação de agrotóxicos ilegais e as consequências criminais, na saúde, no meio ambiente e na sociedade. Os encontros acontecerão na sede das Câmaras de Vereadores, às 17 horas.
O Programa Campo Limpo é uma iniciativa da 2ª Promotoria da Comarca de Ituporanga e tem o propósito de expor aos agricultores a necessidade de se observar as normas de compra e aplicação do produto, tratar sobre os danos ambientais do uso de agrotóxicos de venda proibida, bem como destacar os perigos à saúde.
De acordo com o Promotor de Justiça, João Paulo Bianchi Beal, "após operação deflagrada em 2021, verificou-se o enorme impacto ambiental e econômico com o uso de agrotóxicos ilegais e adulterados. Entendemos que a Promotoria de Justiça precisava atuar de forma preventiva nesta área e assim orientar os envolvidos com a cadeia da cebola".
A operação citada pelo Promotor de Justiça foi denominada de Deméter e aconteceu no mês de julho de 2021. A finalidade da ação foi para combater a adulteração, comércio irregular e a utilização de agrotóxicos ilegais nos municípios integrantes da Comarca de Ituporanga.
Diante do cenário encontrado na região com o uso de agrotóxicos ilegais ou adulterados, o MPSC buscou a parceria da Cidasc e da Polícia Militar Ambiental e desenvolveu o programa Campo Limpo.
As palestras que acontecerão no dia 26 de julho, às 17 horas, em Imbuia e no dia 27 de julho, no mesmo horário, em Ituporanga, visam atuar para que as pessoas envolvidas com o plantio da cebola, comerciantes locais e agricultores, possam trabalhar na prevenção e combate da comercialização irregular e utilização de produtos com venda proibida no Brasil.
SERVIÇO
O quê: Duas palestras sobre o uso, comércio e fabricação de agrotóxicos ilegais e as consequências criminais, na saúde, no meio ambiente e na sociedade.
Onde e quando: 26/07/2022 - Câmara de Vereadores de Imbuia (R. 25 de Novembro, 340) | 27/07/2022 - Câmara de Vereadores de Ituporanga (Centro Administrativo Antônio Carlos Konder Reis - Centro)
Horário: 17 horas
Público: presencial, imprensa, agricultores, comerciantes que atuam na venda de agrotóxicos e pessoas envolvidas com o plantio da cebola.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente