25.03.2010

Ministério Público investe no aprimoramento do quadro funcional

Os servidores do MPSC terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em diversas áreas afetas ás atividades desenvolvidas no âmbito administrativo da Instituição, com o início do I Programa de Preparação e Capacitação para Servidores.
Os servidores do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) terão, a partir do mês de abril, a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em diversas áreas afetas às atividades desenvolvidas no âmbito administrativo da Instituição, com o início do I Programa de Preparação e Capacitação para Servidores. O programa é desenvolvido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPSC. Os cursos serão ministrados pela Escola Nacional de Administração - ENA' Brasil, em Florianópolis.
Neste ano, o CEAF procurou atender às demandas mais imediatas da área administrativa, motivo pelo qual a maioria dos cursos admitirão temas pontuais e específicos, sendo suas vagas preenchidas mediante indicação de suas chefias. Os cursos com vagas reservadas são: Gestão por Processos, Orçamento Público, Gestão de Contratos e Convênios, Planejamento Estratégico, Fundamentos em Gerenciamento de Projetos, Auditoria e Controle Interno na Administração Pública, Contabilidade Pública, Gestão de Almoxarifado e Patrimônio, e Pregão Eletrônico e Sistema de Registro de Preço.
Outros cursos, de interesse comum a várias áreas, terão vagas abertas à inscrição dos servidores, além das vagas reservadas. São eles: Fundamentos em Gestão, Fundamentos em Administração Pública, Liderança e Trabalho em Equipe e Redação Oficial.
Os cursos, serão ministrados na Escola Nacional de Administração - ENA' Brasil, instituição criada pelo Governo de Santa Catarina em junho de 2009, em convênio com a École Nationale d'Administration (l'ENA) da França, com o objetivo de formar gestores e servidores públicos comprometidos com altos padrões de eficiência da administração pública, através da educação continuada e da prestação de serviços e intercâmbios com instituições nacionais e internacionais.
O investimento na capacitação e no desenvolvimento de pessoas ocupa atualmente posição de destaque nas organizações modernas. O processo de aprendizagem deve ser contínuo, pois é a partir de desafios, superações e novos desafios que as pessoas se desenvolvem, se mantêm motivadas e, assim, agregam valor às organizações", considera o diretor do CEAF, Promotor de Justiça Gustavo Viviani de Souza, que acrescenta que o programa pretende fomentar a cultura de desenvolvimento e aperfeiçoamento dos servidores do MPSC, visando atingir uma das metas da Administração do Ministério Público, através do seu Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF): a permanente melhoria dos serviços afetos ao Ministério Público.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC