21.09.2010

Jornalistas de Videira e Caçador participam da oficina "Ministério Público como fonte de notícias"

Veículos de comunicação e estudantes das cidades de Videira e Caçador estiveram na oficina "Ministério Público como fonte de notícias", realizada na terça-feira (21/9) no salão do Júri do Fórum da Comarca de Caçador. Na quarta-feira (22/9), o evento estará em Joaçaba.
Veículos de comunicação e estudantes das cidades de Videira e Caçador estiveram representados na oficina "Ministério Público como fonte de notícias", realizada na manhã do dia 21 de setembro no salão do Júri do Fórum da Comarca de Caçador. Os Promotores de Justiça Jadson Javel Teixeira e Cléber Augusto Hanisch conversaram com os profissionais da imprensa sobre as funções do Ministério Público, a rotina das Promotorias de Justiça da Comarca e sobre o atendimento à sociedade.
Teixeira também explicou a diferença entre as carreiras e as funções de Promotores e Procuradores de Justiça, que pertencem ao Ministério Público Estadual, de Procuradores do Estado e Municípios (que são os Advogados do Poder Executivo), de Procuradores da República, que integram o Ministério Público da União, de Advogados, e de Juízes e Desembargadores, que pertencem aos quadros do Poder Judiciário. "A imprensa é uma grande parceira do Ministério Público e um importante canal de aproximação com a sociedade", destacou o Promotor.
Os participantes também conheceram um pouco mais das diversas áreas de atribuição do Ministério Público. "No Júri, por exemplo, o Promotor atua como defensor dos interesses da sociedade, pode pedir a condenação ou a absolvição", detalhou Teixeira. A defesa da constitucionalidade das leis, as atribuições nas áreas da Moralidade Administrativa e meio ambiente foram explicadas pelo Promotor Cléber Hanisch. "O encontro foi muito proveitoso. Ao nos aproximarmos da imprensa, nos aproximamos também do cidadão e ganhamos um apoio para que a sociedade conheça melhor o Ministério Público", complementou Teixeira.
O projeto, que está percorrendo todas as regiões do Estado, integra a proposta de educação para a cidadania iniciada pelo Ministério Público de Santa Catarina em 2008 com o projeto VideO Seu Direito, de produção própria de vídeos institucionais de cunho educativo.
Etapa em Joaçaba
Nesta quarta-feira a oficina será realizada no Fórum da Comarca de Joaçaba, a partir das 14 horas, para profissionais da imprensa e estudantes de comunicação social e direito das cidades da região. Em todas as oficinas é distribuído o "Guia do MPSC - Um manual para a imprensa e a sociedade", que também pode ser acessado integralmente no Portal do Ministério Público.
A oficina "Ministério Público como fonte de notícias" já percorreunoveregiões e teve a participação de aproximadamente 130 estudantes de Comunicação Social, lideranças comunitárias e profissionais de cerca de 50 veículos de comunicação catarinenses. O projetoconquistou o segundo lugar na categoria "Relacionamento com a Mídia" no 8º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, em junho (leia no link abaixo).
Saiba mais:
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC