Evento do MPSC e InovaGov orienta gestores sobre novas abordagens em processos de contratação
Encontro desta quinta-feira é o terceiro de cinco eventos sobre “Casos reais de contratação inovadora”.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o InovaGov promoveram, nesta quinta-feira (12/2), o terceiro encontro do ciclo de palestras “Casos reais de contratação inovadora”. Realizada no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis, a capacitação busca orientar gestores sobre a adoção de modelos de admissão mais eficientes e inovadores.
Para o Coordenador do InovaGovSC Pablo Benítez, existem modalidades de contratação complexas de entender e, por serem uma novidade, “as pessoas tendem a não querer utilizá-las. Inclusive, é difícil encontrar alguém que fez uso de algum desses tipos de contratação”.
Segundo Benítez, o evento é fundamental para que os servidores que trabalham com contratos sintam-se confortáveis para utilizar novas abordagens. “Ver que alguém já fez um Contrato Público de Solução Inovadora, o chamado CPSI, por exemplo, já mexeu com essa documentação, fez edital sobre isso e entendeu o processo traz mais segurança para quem ainda vai trabalhar com essas novas formas de contratações”, finalizou.
Os dois primeiros encontros introduziram os participantes no tema, com a explicação dos métodos de contratação CPSI (Contrato Público de Solução Inovadora), ETEC (Encomenda Tecnológica) e Diálogo Competitivo. Já nesta quinta-feira, três palestrantes apresentaram seus cases de inovação.
A Subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Florianópolis, Ana Paula Reusing Pacheco, abordou o tema “Living Lab com uso de contrato público para solução inovadora”. Este é o primeiro caso da modalidade em Santa Catarina.
Na sequência, o Secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Toledo (PR), Diego Bonaldo, apresentou “Compras de inovação – O case de Toledo”.
Por fim, o Gerente-Geral de Políticas de Inovação da Prefeitura do Recife e Analista em Informática do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Evisson Fernandes de Lucena, tratou sobre o “Case da Prefeitura do Recife”.
A expectativa é que os dois próximos encontros da capacitação sejam focados no debate entre os gestores, com o objetivo de avaliar a maneira correta de executar os novos métodos.
InovaGovSC
O InovaGovSC, atualmente coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina, é uma rede colaborativa de inovação do setor público catarinense que tem como objetivo promover o compartilhamento de informações entre laboratórios de inovação, considerando que os desafios enfrentados tendem a ser comuns entre os órgãos públicos do estado.
A iniciativa tem como propósito fomentar a execução de projetos e a adoção de práticas inovadoras no âmbito governamental, de forma a garantir maior eficiência à gestão pública e à prestação de serviço à sociedade catarinense.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis