Estado e Município unidos pelos Círculos de Construção de Paz nas escolas: Justiça Restaurativa chega à Urubici
Urubici recebeu, nesta quarta-feira (26/3), um marco na promoção da cultura de paz no ambiente escolar. Com a implementação do Projeto Escola Restaurativa, o Estado de Santa Catarina e o Município uniram esforços para consolidar nas suas unidades escolares práticas de Justiça Restaurativa, alinhando-se à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9394/1996), que determina, em seu artigo 12, inciso X, a responsabilidade dos estabelecimentos de ensino na promoção da cultura de paz nas escolas.
A iniciativa também está em consonância com a Moção de Apoio à Justiça Restaurativa aprovada na Conferência¿Nacional de¿Educação 2024, que destaca a importância da execução de programas e projetos voltados à construção de ambientes escolares mais harmoniosos e inclusivos.
O Projeto Escola Restaurativa é parte integrante das iniciativas do Grupo Gestor de Justiça Restaurativa do Estado de Santa Catarina (GGJR-SC) - criado e regulado, respectivamente, pelos termos de cooperação técnica n. 165/2019 e n. 117/2024 -, integrado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) por meio do seu Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPIA). Este projeto tem como objetivo promover a prevenção, resolução e transformação de conflitos e situações de violência nas comunidades escolares do Estado de Santa Catarina, por meio da sensibilização para a Justiça Restaurativa, utilizando a metodologia dos Círculos de Construção de Paz.
A ação em Urubici contou com a participação de 23 facilitadores, 233 alunos e 45 professores, colaboradores e demais atores da rede de educação municipal e estadual. O projeto foi aplicado em três unidades escolares: a Escola Nucleada Valdirene Arruda da Cunha Borguezan (municipal), a Escola de Educação Básica Manoel Dutra Bessa (estadual) e a Escola de Educação Básica Araújo Figueiredo (estadual).
O Projeto Escola Restaurativa visa transformar a dinâmica das relações dentro do ambiente escolar por meio do diálogo e prevenção de conflitos e da valorização da escuta ativa. Com a integração entre Estado e Município, a Justiça Restaurativa se fortalece como um instrumento essencial para a educação de qualidade, garantindo um ambiente mais seguro e acolhedor para toda a comunidade escolar. Guilherme, um dos alunos que participou das dinâmicas, resumiu: "hoje foi um dos dias mais especiais para mim aqui na escola, porque foi muito legal, foi diferente e depois dessa experiência eu saí muito mais aliviado¿.
A Promotora de Justiça de Urubici, Vanessa Rodrigues Ferreira, destacou a relevância da iniciativa. "A implementação da Justiça Restaurativa nas escolas é um passo fundamental para a construção de uma sociedade mais pacífica e dialogada. Nosso objetivo é oferecer aos estudantes e profissionais da educação ferramentas eficazes para lidar com conflitos de maneira construtiva".
O Prefeito de Urubici, Leandro de Souza Corrêa, enfatizou o compromisso da gestão municipal com a educação e a cultura de paz. "Não há nenhum poder mais transformador de qualquer sociedade do que a educação. E ouvir que nossas crianças estão aprendendo valores do dia a dia das famílias, o autocuidado, a empatia, ter valores de humanidade nos dá esperança de que Urubici está definitivamente no caminho certo".
A Secretária de Educação de Urubici, Rita Aparecida de Souza, também ressaltou a importância da iniciativa. "É muito bom saber que temos no Ministério Público pessoas preocupadas em evitar a violência, em desenvolver a empatia nos nossos alunos, em desenvolver a promoção autocuidado para nós professores, convidados, colegas secretários, diretores, enfim, tivemos um dia maravilhoso".
A Coordenadora do NUPIA, Promotora de Justiça Analú Librelato Longo, ressaltou a importância da integração entre Município e Estado na construção do projeto, "destacando que a educação não pertence a um ou a outro. A questão não é quem oferta, mas sim quem recebe. Quando todos voltam o olhar para o mesmo ponto - a criança e o adolescente estudante - é que a transformação se torna possível".
O Projeto Escola Restaurativa segue em expansão no Estado de Santa Catarina, reforçando o compromisso do Ministério Público catarinense e das instituições parceiras com a construção de uma sociedade mais justa e pacífica.
Mariluce Martins Nunes de Souza, Diretora da Escola Valdirene Borguezan
"Foi muito bom, estar com os alunos, deixando de ser diretora, mas fazendo parte da vida deles no cotidiano é muito importante. E também entender que o aluno passa por um processo muitas vezes que a gente desconhece, de pensamentos e situações que eles vivenciam. Assim a gente vai entendendo cada vez mais a nossa criança, o nosso aluno".
Carolina Souza Varmi, Gestora da Escola Manoel Dutra Bessa
"Foi tudo preparado com muito amor e com muito carinho e superou as nossas expectativas. Os alunos todos relataram muitas coisas boas, os professores também. Só tenho agradecer pelo projeto e torcer por mais momentos assim nas nossas escolas".
Claudecir Gonçalves, Diretor da Escola Araújo Figueiredo
"É difícil alguém que se prontifica a vir trazer ajuda, soluções, formação. Mais importante ainda quando se trata do controle emocional, de resolver os problemas do dia a dia, as dificuldades, isso é fundamental. Os nossos alunos adoraram, alguns choraram, se emocionaram, como também os nossos professores, foi uma experiência bem bacana".
Últimas notícias
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
03/10/2025Pedinte que roubou mãe e filha em um parque em Videira e ainda praticou ato libidinoso é condenado em ação penal do MPSC
Mais lidas
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
02/10/2025MPSC assina Pacto pela Excelência pela Educação e reforça protagonismo na indução do ICMS Educação
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores