Escola Maria Lovatel Pires recebe kit de equipamentos do Prêmio Lume
"Ter recebido este prêmio é uma grande alegria para nós e para a minha escola, que me ensina tanto todos os dias. Esse prêmio mostra que a nossa escola tem alunos dedicados e professores incríveis, traz destaque e mostra como acreditar na educação". Este depoimento é da aluna Manoela Gnoinsky, de 9 anos, da Escola de Educação Básica Maria Lovatel Pires, localizada no bairro Alto da Tijuca, em Canoinhas. A escola foi vencedora do Prêmio Lume e a estudante teve participação direta na conquista, pois em 2023, quando estava no segundo ano do ensino fundamental, fez a prova Alfabetiza SC com os colegas de turma.
A instituição desempenha um papel fundamental na formação educacional e cidadã da comunidade local com ações voltadas para a inclusão social, com o atendimento educacional especializado (AEE) e incentivo à leitura e a alfabetização, por meio do projeto "Alfabetização na Idade Certa". A instituição atende desde a pré-escola até os anos finais do ensino fundamental e conta com 170 alunos matriculados.
O Promotor de Justiça Albert Medeiros Karl, que esteve no local para entregar o kit da premiação, destacou que "a escola se tornou uma referência no ensino e alfabetização de crianças na idade adequada. Esse prêmio vai estimular, incentivar e potencializar a educação dessas crianças aqui na instituição". O kit da premiação é composto por um tablet, cinco smartphones e canetas coloridas.
No aspecto pedagógico, a unidade de ensino apresenta bons indicadores de desempenho. Segundo dados do IDEB 2023, os anos iniciais alcançaram nota 6,3 e os anos finais, 5,6, refletindo o empenho da equipe pedagógica e o envolvimento da comunidade escolar.
A Diretora da Escola Maria Lovatel Pires, Erli Finta, falou que o prêmio reconhece o compromisso da unidade escolar com a alfabetização na idade certa. "Esse reconhecimento pertence a toda equipe de professores, coordenadores, zeladores e todos da nossa escola, que com muita dedicação e amor tornam possível o direito de cada criança aprender a ler no tempo certo". Ela agradeceu o Ministério Público por apoiar e incentivar ações que valorizam a educação de qualidade.
O aluno do quarto ano do ensino fundamental Yago Holler disse estar feliz com o Prêmio Lume. "Essa conquista mostra que vale a pena se esforçar", comentou. Já a colega de sala Emili Zahara Bento de Lima contou que "vencer este prêmio nos deixou com mais vontade de estudar e aprender cada vez mais".
O reconhecimento estadual como Escola Referência fez da escola muito mais do que um espaço de ensino, mas um centro de desenvolvimento humano, social e cultural, que contribui ativamente para a construção de um futuro melhor para seus alunos e para toda a cidade de Canoinhas.
Prêmio Lume
O "Prêmio Lume: Escola Referência" busca identificar, reconhecer, divulgar, estimular e premiar escolas de referência da rede pública de Santa Catarina. A segunda edição teve como enfoque a garantia da alfabetização ao término do segundo ano do ensino fundamental. Concorreram todas as escolas estaduais e municipais que ofertam anos iniciais do ensino fundamental e que realizaram a avaliação Alfabetiza SC. A premiação é uma iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, do qual o MPSC é um dos coordenadores, ao lado do Tribunal de Contas de Santa Catarina e do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas.
Foram três etapas de avaliação: a de pré-qualificação, a de mérito e a de validação. Todo esse processo englobou a extração de dados do Censo Escolar 2023, do Painel de Infraestrutura das escolas catarinenses e da avaliação Alfabetiza SC; a ordenação das escolas públicas municipais e estaduais com os maiores Indicadores de Esforço não Observado (IEN) de cada uma das cinco mesorregiões do estado; e a comprovação prática de todos esses indicadores por meio da aplicação de um questionário e de entrevistas por videoconferência. Ao final, uma escola pública municipal e uma escola pública estadual de cada mesorregião consagraram-se vencedoras.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis