09.05.2025

Escola Maria Lovatel Pires recebe kit de equipamentos do Prêmio Lume

A escola de Canoinhas foi uma das 12 reconhecidas em Santa Catarina como "Escola Referência em Alfabetização" por meio da premiação de iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, do qual o MPSC é um dos coordenadores, ao lado do Tribunal de Contas de Santa Catarina e do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas.
Post

"Ter recebido este prêmio é uma grande alegria para nós e para a minha escola, que me ensina tanto todos os dias. Esse prêmio mostra que a nossa escola tem alunos dedicados e professores incríveis, traz destaque e mostra como acreditar na educação". Este depoimento é da aluna Manoela Gnoinsky, de 9 anos, da Escola de Educação Básica Maria Lovatel Pires, localizada no bairro Alto da Tijuca, em Canoinhas. A escola foi vencedora do Prêmio Lume e a estudante teve participação direta na conquista, pois em 2023, quando estava no segundo ano do ensino fundamental, fez a prova Alfabetiza SC com os colegas de turma.

A instituição desempenha um papel fundamental na formação educacional e cidadã da comunidade local com ações voltadas para a inclusão social, com o atendimento educacional especializado (AEE) e incentivo à leitura e a alfabetização, por meio do projeto "Alfabetização na Idade Certa". A instituição atende desde a pré-escola até os anos finais do ensino fundamental e conta com 170 alunos matriculados.



Post

O Promotor de Justiça Albert Medeiros Karl, que esteve no local para entregar o kit da premiação, destacou que "a escola se tornou uma referência no ensino e alfabetização de crianças na idade adequada. Esse prêmio vai estimular, incentivar e potencializar a educação dessas crianças aqui na instituição". O kit da premiação é composto por um tablet, cinco smartphones e canetas coloridas.

No aspecto pedagógico, a unidade de ensino apresenta bons indicadores de desempenho. Segundo dados do IDEB 2023, os anos iniciais alcançaram nota 6,3 e os anos finais, 5,6, refletindo o empenho da equipe pedagógica e o envolvimento da comunidade escolar.

A Diretora da Escola Maria Lovatel Pires, Erli Finta, falou que o prêmio reconhece o compromisso da unidade escolar com a alfabetização na idade certa. "Esse reconhecimento pertence a toda equipe de professores, coordenadores, zeladores e todos da nossa escola, que com muita dedicação e amor tornam possível o direito de cada criança aprender a ler no tempo certo". Ela agradeceu o Ministério Público por apoiar e incentivar ações que valorizam a educação de qualidade.

O aluno do quarto ano do ensino fundamental Yago Holler disse estar feliz com o Prêmio Lume. "Essa conquista mostra que vale a pena se esforçar", comentou. Já a colega de sala Emili Zahara Bento de Lima contou que "vencer este prêmio nos deixou com mais vontade de estudar e aprender cada vez mais".


Post

O reconhecimento estadual como Escola Referência fez da escola muito mais do que um espaço de ensino, mas um centro de desenvolvimento humano, social e cultural, que contribui ativamente para a construção de um futuro melhor para seus alunos e para toda a cidade de Canoinhas.

Prêmio Lume

O "Prêmio Lume: Escola Referência" busca identificar, reconhecer, divulgar, estimular e premiar escolas de referência da rede pública de Santa Catarina. A segunda edição teve como enfoque a garantia da alfabetização ao término do segundo ano do ensino fundamental. Concorreram todas as escolas estaduais e municipais que ofertam anos iniciais do ensino fundamental e que realizaram a avaliação Alfabetiza SC. A premiação é uma iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, do qual o MPSC é um dos coordenadores, ao lado do Tribunal de Contas de Santa Catarina e do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas.

Foram três etapas de avaliação: a de pré-qualificação, a de mérito e a de validação. Todo esse processo englobou a extração de dados do Censo Escolar 2023, do Painel de Infraestrutura das escolas catarinenses e da avaliação Alfabetiza SC; a ordenação das escolas públicas municipais e estaduais com os maiores Indicadores de Esforço não Observado (IEN) de cada uma das cinco mesorregiões do estado; e a comprovação prática de todos esses indicadores por meio da aplicação de um questionário e de entrevistas por videoconferência. Ao final, uma escola pública municipal e uma escola pública estadual de cada mesorregião consagraram-se vencedoras.


Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC - Correspondente regional em Joinville