Educando Cidadãos: Programa atinge 200 docentes em workshop pedagógico em parceria com a Univali
O Programa Educando Cidadãos chegou às universidades, imbuído de uma de suas principais finalidades: capacitar educadores, alunos e voluntários sobre o papel da educação como instrumento de transformação social. Com esse enfoque, mais de 200 professores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) participaram de um workshop pedagógico na tarde desta quinta-feira (17/07), de forma online, realizado pela Coordenação-Geral do Educando Cidadãos e também pelo projeto Educar, Inspirar, Transformar: Univali Cidadã, da universidade.
Com o tema Docência 360º: a transversalidade entre o Saber, o Conviver e o Ser, a formação foi conduzida pelo Coordenador-Geral do Programa Educando Cidadãos no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e idealizador da campanha "O que você tem a ver com a corrupção", Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, e pela Secretária Executiva da Univali, professora Luciana Merlin Bervian.
O Coordenador-Geral do Educando Cidadãos trouxe aos participantes reflexões e desafios sobre questões mundiais, como instabilidades políticas e mudanças climáticas. Traçou um paralelo sobre a importância de as pessoas aderirem à cultura da participação e do controle social e, principalmente, da construção de círculos virtuosos na sociedade. Ghizzo Neto descreveu a trajetória da campanha de combate à corrupção, desde quando foi idealizada, no ano 2000, até o lançamento em 2004 - quando então atravessou fronteiras e teve alcance mundial -, chegando aos dias atuais com o Programa Educando Cidadãos, lançado em 2024.
A partir dessa reflexão inicial, Ghizzo Neto destacou que, independentemente das diferentes visões que cada um possa ter sobre os acontecimentos globais, é inegável que o momento exige ação prática e consciente. Nesse contexto, o Programa Educando Cidadãos reforça a ideia de que a transformação social começa com o indivíduo.
"Trata-se de um projeto 100% voluntário, que aposta na educação como ferramenta de mudança. Mais do que combater o crime em si, o foco está em promover uma cultura de integridade, onde os atos cotidianos - muitas vezes negligenciados - são revistos sob a ótica da ética e da legalidade. A corrupção, afinal, não se manifesta apenas em grandes escândalos, mas também em pequenas atitudes do cotidiano", ilustrou, ressaltando o papel do envolvimento com a comunidade local na definição de regras de conduta baseadas em princípios éticos e legais.
A Secretária Executiva da Univali, professora Luciana Merlin Bervian, afirmou que a parceria entre a Univali e o Programa Educando Cidadãos representa um importante passo na promoção da cidadania e da ética, reforçando o compromisso da universidade com a formação integral de indivíduos preparados para transformar a sociedade com responsabilidade e consciência.
Na formação, Luciana abordou compliance e política de integridade na Univali, destacando como esses temas dialogam diretamente com os princípios e valores promovidos pelo Programa Educando Cidadãos. A Secretária Executiva ressaltou que a proposta do programa vai além da conscientização individual, buscando inspirar uma transformação coletiva por meio da educação ética e cidadã.
O projeto Educar, Inspirar, Transformar: Univali Cidadã nasce a partir da parceria com o Educando Cidadãos e vem sendo implementado na universidade com o objetivo de fortalecer a rede. "O projeto visa construir um sentimento de pertencimento à causa, sensibilizando estudantes, docentes e gestores para a importância da conduta ética e da participação ativa na sociedade", assinalou.
Educando Cidadãos: Aproximação com a sociedade
O programa Educando Cidadãos é uma iniciativa desenvolvida em Santa Catarina com o propósito de fomentar uma cultura de integridade e engajamento social por meio da educação, estimulando a participação ativa da população na construção de uma sociedade mais ética e consciente.
Lançado em 7 de maio de 2024, o programa foi criado com a missão de mobilizar entidades da sociedade civil, órgãos públicos e o setor privado para promover e consolidar valores éticos, especialmente entre os jovens. Atualmente, já são 61 apoiadores essenciais engajados, entre órgãos e entidades parceiras em Santa Catarina.
Em abril deste ano, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) institucionalizou o programa Educando Cidadãos. Entre suas principais ações estão a elaboração de materiais pedagógicos e de comunicação, o fortalecimento de parcerias e a divulgação de informações sobre os instrumentos de controle social. Os parceiros do MPSC podem desenvolver tanto iniciativas próprias em suas instituições e comunidades quanto ações conjuntas e integradas.
Por meio das Promotorias de Justiça, o MPSC irá difundir amplamente o conteúdo pedagógico do programa em todo o sistema educacional, promovendo uma aproximação com a sociedade e construindo, de forma colaborativa, uma rede estadual voltada à promoção de uma cultura de controle social baseada nas prioridades locais.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente