Cultivando Atitudes: no Alto Vale do Itajaí, alunos de Rio do Campo recebem o Promotor de Justiça para a palestra sobre o programa do MPSC
O verbo cultivar faz parte do dia a dia de Rio do Campo, cidade no Alto Vale do Itajaí, que tem na agricultura sua principal fonte de economia. Os trabalhadores das lavouras de arroz destacam-se pela atividade de semear, cultivar e colher o que plantaram. Mas o verbo cultivar também é usado para referir-se a outras práticas, como conservar os bons hábitos, plantar boas atitudes e colher cidadania. Em dois turnos, pelo menos 100 alunos da Escola Estadual Básica Dr. Fernando Ferreira de Mello puderam experimentar a técnica de cultivar valores, como o respeito às pessoas, ao meio ambiente, aos bens públicos e à família por meio do Programa Cultivando Atitudes do MPSC.
Aos alunos, o Promotor de Justiça falou de valores, citou exemplos pessoais de conquistas e de perseverança ao apostar em uma carreira. Também conversou sobre ética, questionando aos estudantes o seu conceito. Em uma linguagem descontraída, ele explicou os eixos do programa: meio ambiente, ética, violência, bullying e o lado legal do imposto.
"Para fazer as estradas com asfaltos, para a iluminação pública, para a educação e para a saúde. Esses são alguns exemplos dos benefícios oriundos dos impostos. Já sabiam? Já tinham parado para pensar?", perguntou o Promotor de Justiça. Foi um dia de acumular experiências e aumentar a gama de conhecimento. Além dos temas abordados, a função do Ministério Público e do Promotor de Justiça também foram levadas ao conhecimento dos estudantes.
"Eu levo os exemplos das atitudes que o Promotor de Justiça exemplificou. Foi uma palestra muito boa para refletir o que nós aprendemos e ainda temos que aprender", diz Caleb Antunes, de 13 anos.
"Essa palestra trouxe a importância de eles conhecerem o papel do Ministério Público na sociedade, e incutir neles a ideia de serem cidadãos mais conscientes. Eu espero mudanças nas atitudes dos alunos depois da palestra.", avalia Alanderson de Ávila Chechi, Assessor de Direção da escola.
A aprendizagem também aconteceu na forma de entrega de um kit, com material didático do programa para eles levarem para casa e um lápis ecológico, que se transforma depois em verduras, legumes e árvores frutíferas.
Assim como os produtores rurais cultivam as lavouras para a produção de alimentos, o Cultivando Atitudes também é uma semente, que, quando regada e cultivada, germina em uma sociedade melhor.
"Essa reflexão vem a calhar não somente no ambiente escolar, mas em casa, com os familiares, com os amigos, no dia a dia. E sabemos o quanto é importante hoje manter a essência que nós temos. De nada adianta ter valores materiais, se junto a isso, não estiver adequando os valores que propagamos todos os dias", completa Áurea Tambosi Mannrich, Diretora da escola.
"Isso nos faz recordar o tempo em que estávamos no lugar deles, nos bancos escolares, das atitudes que víamos, vivenciávamos e que tomávamos naquela época. E, hoje, conversar com eles de perto, falar da importância de praticar bons hábitos, de valorizar os estudos, as amizades e de entender o que é o bullying , assim como as consequências que isso traz. É gratificante, especialmente vendo a atenção que eles prestam nessa conversa e sobre a visão deles de mundo", finaliza o Promotor de Justiça, Juliano Antonio Vieira.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente