Coordenador do InovaGovSC destaca importância da integração institucional para novos caminhos na inovação no serviço público

Durante o GOV Experience, Paulo Benítez participou do painel “Como ALESC, GOV/SC, MPSC, TCESC e TJSC criaram a primeira rede de governança pública colaborativa do país”. 

27.11.2025 16:28
Publicado em : 
27/11/25 07:28

Em um encontro marcado pela colaboração, o Coordenador do InovaGovSC, Pablo Benítez, servidor do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), participou do “GOV Experience – Inovação para o setor público” nesta quinta-feira (27/11). Realizado pelo Linklab, o evento ocorreu no auditório do Passeio Sapiens, em Florianópolis, e teve como objetivo promover um ambiente para a troca de experiências e redes de contato entre servidores.  

Participante do painel “Como ALESC, GOV/SC, MPSC, TCESC e TJSC criaram a primeira rede de governança pública colaborativa do país”, Pablo falou sobre como a colaboração entre órgãos públicos foi importante para a continuação do projeto. “A comunicação de Santa Catarina é muito orgânica, então nós cinco – MPSC, ALESC, GOV, TCESC e TJSC – já estávamos alinhados quanto à necessidade de um projeto de inovação pública. Desde então, não paramos de nos reunir para debater sobre complexidade de contratos e sobre todo esse sistema de inovação que existe em Santa Catarina”, contou.  

Pablo ainda destacou que o laboratório de inovação veio para testar novidades, como a aplicação de linguagem simples em documentos. “Durante esses anos de InovaGov, percebi no Ministério Público, por exemplo, uma adoção de linguagem mais simples, o que facilita a compreensão de quem não é da área”, disse. 

Mediado pela Gerente de Programas Estratégicos da ACATE, Flávia Koerich, o painel também contou com a participação da Coordenadora do Laboratório de Inovação do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCESC), Tatiana Custodio; de Lucas Silveira Duarte, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação; e da Assessora de Planejamento do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Neia Socoloski.  

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC