Mantida decisão que anula cargos comissionados no Porto de Itajaí
O Supremo Tribunal Federal (STF) desproveu recurso do Município de Itajaí e manteve a decisão obtida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) que anulou a criação de 35 cargos comissionados no Porto de Itajaí e vetou gratificações extras para ocupantes de cargos em comissão.
A ação direta de inconstitucionalidade foi ajuizada pelo Centro de Apoio Operacional da Constitucionalidade (CECCON) do MPSC,requerendo a inconstitucionalidade do art. 8º da Lei Municipal n. 3.513/2000, que instituiu 64 cargos em comissão e criou, em seu parágrafo 1º, uma gratificação a ser paga aos ocupantes dos cargos.
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) julgou parcialmente procedente a ação. Essa decisão anuloua criação de 35 dos cargos - por não configurarem funções de chefia, assessoramento ou direção, premissa constitucional necessária para cargos comissionados - e também a gratificação.
Na decisão, o TJSC determinou que a gratificação deveria deixar de ser paga somente após o trânsito em julgado da ação e que os cargos só devem ser extintos após seis meses dofinal do processo legal.
Inconformado com a decisão, o Município de Itajaí ingressou com um embargo de declaração no próprio TJSC, mas o recurso teve o provimento negado por unanimidade do Órgão Especial. Diante disso, impetrou recurso especial a ser encaminhado ao STF, mas este não foi admitido pelo TJSC.
Contraessa nova decisão negativa, ingressou com agravo regimental no STF, mas este foi desprovido por unanimidade da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal. A decisão é passível de recurso. (ADI 2010.045619-8/Agravo 796.030-SC)
ADI 2010.045619-8/Agravo 796.030-SC:
Últimas notícias
01/04/2026Homem tenta matar vítima com facadas e é condenado por tentativa de homicídio em Jaguaruna
01/04/2026MPSC reestrutura o POA e amplia atuação na regularização de cadeias produtivas
01/04/2026GAECO deflagra Operação Thánatos que apura esquema de corrupção envolvendo servidores da saúde e empresa funerária na Serra catarinense
31/03/2026Mais de 21 anos de prisão para ex-corretor de imóveis denunciado pelo MPSC por aplicar golpes em Penha
31/03/2026MPSC obtém liminar para frear alterações fragmentadas e irregulares na legislação urbanística de Palhoça antes de revisão do Plano Diretor
31/03/2026Recomendação do MPSC leva Município de Celso Ramos a revogar lei sobre contratações temporárias
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste