Nesta terça-feira (17/1) o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e a Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Rosa do Sul deflagraram a Operação Cartas na Mesa, para apurar facilitações na concessão de licenças ambientais emitidas pela Secretaria do Meio Ambiente de Passo de Torres.

De acordo com a Promotora de Justiça, Dra. Larissa Zomer Loli, as investigações iniciaram no ano de 2014 e culminaram com a ação realizada no dia de ontem. Na operação foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da Comarca de Santa Rosa do Sul. Os mandados foram cumpridos nos Municípios de Passo de Torres e Araranguá, sendo um deles na Secretaria do Meio Ambiente de Passo de Torres.

Participaram da operação 15 integrantes do GAECO, que apreenderam computadores, notebooks, aparelhos celulares e vasta documentação, os quais serão encaminhados para análise do Instituto Geral de Perícias (IGP).

Logo após o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, sete pessoas foram intimadas para comparecer na Promotoria de Justiça de Santa Rosa do Sul, entre elas investigados e testemunhas, para prestarem esclarecimentos. A oitiva iniciou pela manhã e se estendeu até o início da noite de terça-feira.

A operação continua em andamento nesta quarta-feira (18/1) com a oitiva de oito testemunhas. Segundo a Promotora de Justiça, não há prazo para a finalização dos trabalhos, pois haverá necessidade de apuração de novas evidências surgidas no curso da operação.