Um documentário produzido pelo curso de Jornalismo da Universidade do Oeste de Santa Catarina de São Miguel do Oeste (UNOESC/SMO), campus de São Miguel do Oeste, mostra as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida para acessar os prédios públicos e passeios de cinco municípios da região. Desafios da Acessibilidade , de 18min45seg, traz os resultados de uma pesquisa feita pelo curso de Educação Física da mesma universidade, a pedido dos Ministérios Públicos de Santa Catarina e Federal, que identificou 65 prédios públicos que ferem as normas de acessibilidade.
 
A identificação dos problemas de acessibilidade nas àreas centrais dos municípios de São Miguel do Oeste, Barra Bonita, Bandeirante, Guaraciaba e Paraíso foi um dos procedimentos de um inquérito civil instaurado em conjunto pela 2ª Promotoria de Justiça de São Miguel, através do Promotor de Justiça Luiz Fernando Góes Ulysséa (que hoje coordena o Centro de Apoio Operacional da Cidadania e Fundações do MPSC), e da Procuradora da República Maria Rezende Capucci. Os responsáveis pelas edificações foram recomendados a regularizar a situação dos prédios. Mas a iniciativa dos Ministérios Públicos e da universidade gerou uma ação de conscientização que pode evitar a repetição do problema no futuro.
O levantamento encomendado ao curso de Educação Física, campus de São Miguel do Oeste, despertou a atenção, devido à gravidade, dos alunos do curso de Jornalismo, que documentaram a situação em vídeo.

O diagnóstico de acessibilidade nos municípios investigados e o documentário foram apresentados em uma audiência pública na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, com transmissão ao vivo por uma rádio local, em que participaram os Ministérios Públicos Estadual e Federal, alunos e professores da UNOESC/SMO, vereadores, o vice-prefeito, representantes do CREA/SC, a Associação de Deficientes de São Miguel do Oeste (ADEFISMO), empresários, secretários do município e população em geral. O vídeo também foi distribuído às escolas do município para ser usado em atividades em sala de aula e extracurriculares em debates sobre o problema da acessibilidade.

Assista ao documentário Desafios da Acessibilidade